03 fevereiro, 2011

De Branco a Preto, num flash

Os Egípcios vivem por estes tempos, tempos conturbados. Tempos de revolta, de fúria contida ao longo de décadas, de muito "baixar a cerviz" à voz dos Senhores, dos Todo Poderosos, daquela meia dúzia de gajos que por lá, como por cá, mandam nos restantes e  lhe chupam o sangue até ao tutano. Compreendo-os, entendo as suas frustrações e aqueles gritos para câmaras de televisão estrangeira, como para dizer, para gritar bem alto: "finalmente, não temos medo, já não temos mais medo!".
Vi isto anteontem. E vi-os alinhados a rezar como um Todo, como um Povo, como uma Nação.
Ontem, apareceram novos actores. Os pró-Mubarak que arremeteram com tudo o que puderam contra todos os outros. E, o caos está iinstalado, o clima de guerra civil está presente em todas as imagens que nos chegam em que ninguém percebe quem agride quem. Há cocktails molotov a caírem em cima de uma multidão, onde há mulheres - muitas - e crianças.
Assim, desligo-me, desinteresso-me, deixo para os Historiadores a tarefa de contarem o que foi e como foi. Para mim, este é o estado mais puro da animalidade humana de que somos feitos, a roçar a bestialidade...

Câmara Municipal de Gondomar, já chega!

Sou munícipe, habitante efectivo, pagante de impostos e também, cidadão eleitor no concelho de Gondomar. Infelizmente, e digo tal, porque não deveria ser necessário, partindo do pressuposto, de que existe na edilidade alguém com responsabilidade para estar atento a estas anomalias, o que é facto é que o erro, a anormalidade, este "brinca, brincando" ao "faz de conta que não vi", grassa em artérias de movimento intenso por largos períodos de tempo.
Refiro-me concretamente, a duas situações que bem conheço por fazerem parte do meu trajecto para casa, Eis a sua localização:
Na Baixa da Ponte, antes de começar a subir para os semáforos de S.Caetano, existe um buraco no alcatrão, há pelo menos 2 meses. Já muitos lá caíram, mas ainda "ninguém", com responsabildades na Junta de Freguesia de Rio Tinto, ou na Câmara de Gondomar, o viu;
Na Avenida D. João I, frente à bifurcação, à esquerda, para as escolas, abriram há cerca de 2 semanas uma cratera imensa que rasgou o piso da avenida de lado a lado. Esse rasgo tem cerca de 1 metro de largura e vai de uma faixa de rodagem à outra. Taparam com terra, Já voltaram a tapar, agora com uma espécie de gravilha. O que é facto, é a "pancada forte" nas suspensões dos carros e dos transportes públicos que, diariamente, ali passam às centenas, mais a poeirada levantada pelo movimento rodoviário, que a toda a hora invade as casas, contaminando tudo em redor, desde os interiores, a roupas nos estendais, a carros parados nas cercanias, tudo fica coberto por um manto de poeira/terra que se acumula de uma forma insuportável.
Pergunta-se: estão à espera que chova umas semanas a fio para tapar o buracão e alcatroar o rasgo?
Vá lá, começamos a estar cansados de tanta miopía junta!...