10 fevereiro, 2023

Educação - o que estão a fazer-te?!

João Costa, Ministro da Educação deste País - por quanto tempo mais?, continua a sua saga intolerante e beligerante não dando ouvidos às mais elementares demandas dos Professores e de todos os outros Profissionais da educação que, ao fim e ao cabo, são a Escola Pública, são o alicerce do País, são a essência do futuro quando carregam nos seus ombros a responsabilidade de formar, de habilitar, de qualificar, de prepararem para um amanhã que exista, todos aqueles que hoje estão nos bancos da escola.

Está na senda de uma outra sua antecessora que foi um autêntico marco, na forma como deu a sua machadada no sistema de ensino na Escola Pública Portuguesa. Esse especimen de má memória para tantos milhares de Professores e para, pelo menos, duas vagas geracionais de alunos que passaram, e estão a passar pelos destroços que aquela tão perniciosa senhora deixou no seu rasto, já tem um seguidor, já tem um discipulo, já tem quem lhe perpetue a sua tão maquievélica forma de pensar e de agir: de seu nome João Costa, está a trilhar a mesma vereda, está a fazer orelhas moucas e a deixar que o tempo, esse inexorável factor de desgaste, através do seu lento escoamento, façam crescer junto da opinião pública uma qualquer má vontade contra a classe dos Professores e todos os outros Profissionais que estão dentro das mesmas quatro paredes do edifício escolar.

As questões ditas nucleares, como sejam a contagem do tempo de serviço congelado em 6 anos, 6 meses e 23 dias, com as malfadadas consequências no que concerne à progressão na carreira, ao consequente aumento salarial e à não contagem daquele tempo para efeitos de aposentação, isto para já não falar de todo um universo de outras questões que estão em discussão, já seria por si só, motivo mais que suficiente para o mau estar que se vive e para a exigência feita por todos os Trabalhadores do sector.

Mas, não! O sr. Ministro manda o seu Secretário de Estado tratar de coisas menores, "oferecendo" muita parra e pouca uva. Amanhã, 11 do corrente, espera-se uma manifestação a correr pelas ruas de Lisboa, que seja capaz de reunir todos, mas todos, os Profissionais da Educação, bem como Pais e Alunos da Escola Pública Portuguesa, com o intuito de fazer perceber o sr. Ministro que a corda está demasiado tensa, que seria bom não continuar a esticá-la até ao impossível, já que se a mesma vier a partir-se, saíremos todos a perder. Mas, mesmo todos, percebeu sr. Ministro? E, para empobrecimento do Povo Português, já nos chega o que vamos sentindo dia-a-dia. Não precisamos de ficar mais pobres por antecipação, tendo como meta as próximas décadas que hão-de vir...