27 outubro, 2009

Delphi, o drama social e nacional

O fim anunciado!

A Delphi de Ponte de Sôr vai despedir 439 trabalhadores no último dia do ano corrente. Na mesma data, 31 de Dezembro serão, de igual forma, despedidos mais 300 efectivos da fábrica, da Guarda. Em época festiva, Natal e Fim de Ano, fatias de Bolo Rei bem amargas e uvas passas bem ressequidas para estes trabalhadores e respectivas famílias.

Que a governação que agora reinicia um novo ciclo, possa segurar os dinheiros públicos, e as regalias que, regra geral, se concedem a estas multinacionais. Visam unicamente o lucro. Se não correr como planeado, abandonam à sua sorte quem os serviu e viram costas de forma irresponsável e imoral depois de terem 'engolido' milhões e milhões em "facilidades" obtidas para a sua instalação.

A "Delphi" está instalada em Portugal desde há 29 anos. No processo de despedimento que agora, infelizmente, se anuncia diz-se que cada trabalhador será indemnizado com 2 meses de vencimento, por cada ano de trabalho. Se tal vier a confirmar-se, há que reconhecê-lo, não sendo bom, já se assistiu a coisas piores.
Que o governo esteja alerta para casos futuros. Criem-se clausulas contratuais que, em caso de abandono do projecto de forma abrupta, possam gerar indemnizações pesadas que sirvam para a criação de novas indústrias e consequente reintegração dos trabalhadores.