05 outubro, 2009

República...Portuguesa



5 de Outubro de 1910!

Faz hoje 99 anos que foi implantada a República em Portugal.

Para o ano, neste Dia, celebrar-se-á um Século deste regime governativo.

Viva a República!

Gondomar - Valentim, pois claro!...

Falta uma semana para as eleições autárquicas. Os cortejos de carros, furgonetas, furgões e pequenas camionetas sobem e descem a avenida onde resido. É impossível não assistir a todo este folclore. É uma 'algazarra organizada' em que cada um dos candidatos, apela, solicita, 'sorri', aos possíveis eleitores na mira de manter, (um) ou, alcandorarem-se (todos os outros)ao lugar de topo.

Diferem as cores das bandeiras, das T-shirts, e da música gravada, passada em 'gritaria' através dos altifalantes. Difere também em número, na quantidade, no volume de 'massa em movimento' que cada um deles 'arregimenta'.

Diferem também no programa, no  que se propõem fazer, nas promessas e nas críticas com que se mimam uns aos outros.

Convergem num único ponto: querem todos a cadeira da presidência da Câmara.

Os candidatos não sabemos o que valem, sequer donde veem e do que são capazes.
O presidente que quer renovar o mandato sabe-se o que vale, do que é capaz e para onde quer ir. E, sabe-se, igualmente, que tem obra feita. Goste-se ou não da individualidade, há que reconhecer - e eu sou um residente no concelho, sei do que falo - que mudou Gondomar. Para melhor, para um futuro mais promissor.

Sendo um animal político como todo e qualquer Homem é, sou também apartidário e não comprometido com ninguém; estou à vontade, e não hesito em manifestar que em 'autárquicas', voto em Valentim Loureiro.