04 junho, 2022

Tantas lágrimas, tanta dôr

Na Ucrânia, continua o impensável, a destruíção maciça de vilas, aldeias e cidades inteiras às mãos das tropas Russas que continuam implacáveis na sua chacina.

Resistem os Ucranianos até ao limite das suas forças, mas é doloroso presenciar as lágrimas vertidas por gente velha, gente pobre, gente desfavorecida que tudo o que mais queria era viver os seus últimos dias, aqueles que a Vida entendesse ainda conceder-lhes, na sua calma, na sua paz, no seu aconchego.

Desastradamente, entraram-lhe pelo resto das suas vidas e trucidaram muitas delas. Os que restam, choram as tais lágrimas de desespero por não entenderem que mal fizeram e a quem para estarem a viver na antecâmara do inferno, tendo perdido os seus mais chegados, mas, e também, o seu pobre tecto, até mesmo, a comida para pôr na mesa e continuar a lutar pela sobrevivência.

A guerra desfaz, separa, corrói, mata sem olhar a quem. A guerra é a forma mais estúpida e violenta que o Homem que a faz, encontra para justificar a sua execrável existência.

Curva descendente? Quem disse?

Os media Portugueses anunciaram hoje que os números da Covid-19 estavam em decréscimo(?)...

Fiquei arrepiado quando se anunciaram terem sido encontrados nos últimos sete dias cerca de 175.000 novos casos de infecção, bem como, 220 mortes ocorridas em igual período.

Fala-se que estamos na curva descendente e vai daí, o Povo que somos já não quer saber de mais nada, senão que já estamos a descer...

Raciocinemos: Há dias aventaram-se 1 milhão de infectados e 1.455 mortes no período de dois meses. Concretamente, Abril e Maio!

Então agora, com os números dos últimos 7 dias teremos, se extrapolarmos para um período de dois meses, nada mais nada menos que 1 milhão e quatrocentos mil novos casos de infecção e tendo em conta os 220 mortos duma semana, se multiplicarmos por 8 semanas (dois meses) fácil se torna concluir que se poderão atingir 1.960 mortes. Bem pior do que os números anteriores!... Estamos na curva descendente, dizem os letrados, mas então, somos todos estúpidos, ou quê?

Tendo em conta que vamos entrar na semana dos Santos Populares, em Lisboa e que a seguir, hão-de vir o Porto e Braga com o seu S.João, é de temer que, infelizmente, vamos continuar a assistir impávidos e seremos(?) ao crescimento exponencial da desgraça que teimamos em chamar para nós, sem que quem de direito, decida tomar medidas que ponham côbro a este triste estado de coisas. A bem da Economia. A bem do Turismo. A bem do equilibrio orçamental. Cairão aqueles que tiverem que caír!!!