14 maio, 2011

Política e mais política

Ontem, tendo como anfitriã a "SIC" e a jornalista Clara de Sousa, lá tivemos a continuação da saga "Debates Políticos" pré-eleitorais. Desta vez, os protagonistas foram Pedro Passos Coelho e Paulo Portas.
Conversa e temas muito repetitivos, discussões académicas à volta da anunciada baixa da Taxa Social Única, algumas acusações e gestos menos simpáticos (ganhou o Portas!) dos quais se destacam a certa altura do debate, em que Passos Coelho responde a Paulo Portas e este vai ouvindo o homem do PSD, sempre de olhos em baixo, postos no papel, não dando a devida importância ao que lhe estava a ser dito como resposta, a ponto do líder laranja ter dito de forma firme e sem tibiezas: "Olhe para mim dr. Paulo Portas, olhe-me nos olhos, estou a falar consigo..."

Daqui, e, na minha modesta opinião, sobressaiu o seguinte:

Paulo Portas é"mais batido", tem mais experiência, é "mais rato", controla melhor os seus impulsos e a sua carga neurótica, mas, salta à vista, é mais hipócrita, é "mais jogador", é mais de embuste, enfim, pode parecer "mais político".

Passos Coelho, embora se não saiba ainda, se for eleito, se será ou não capaz de "levar a nau a bom porto", parece mais genuíno, mais verdadeiro, eventualmente, "mais naífe", mas sem dúvida, mais Homem, logo, mais capaz. Poderá errar aqui e ali, como já aconteceu. Mas, teve a grandeza, a humildade de reconhecer o seu erro e ter pedido desculpa. Só por isso, não digo que mereça o meu voto, mas merece, pelo menos, a minha simpatia.