12 outubro, 2022

Ministro ausente e absorto

No espaço temporal de cerca de 10 dias, duas Professoras foram agredidas...

A primeira por um "catraio" de 10 anos que se virou à Professora à estalada e ao pontapé, tendo o respectivo Director da Escola chamado a polícia, no que merece aplauso e incentivo, por ter dado um "autêntico grito de Ipiranga", por entender não ser mais possível continuar neste estado do "deixa andar"

Quanto à segunda Professora agredida, foi hoje mesmo, por um grupo de 10 individuos entre os quais se encontrava a Mãe da criança, que frequenta ainda o ensino primário. 

A pergunta que se coloca é esta: para quando a intervenção do Ministério da Educação? Para quando a tomada de posição firme e enérgica do respectivo Ministro, no sentido de acabar com este miserável estado de coisas? É que subsistir neste laxismo, teimar em assobiar para o lado, não criminalizar quem atenta contra o semelhante só porque este está a trabalhar, é no mínimo, desprezível e digno de ser penalizado como merece. 

E, não nos enganemos: esta penalização, este exercício de censura pública só resultará, quando as medidas de intervenção passarem por multas pecuniárias, por suspensão de ajudas e subsídios, se os tiverem, em suma, só se resolve quando se fòr ao bolso dos Paizinhos, quer porque os próprios Pais, na sua maioria, são estúpidamente agressivos, quer porque os seus meninos, a exemplo do que têm em casa, são iguais aos Pais que os geraram.

A Democracia para o ser, não é um compêndio de direitos, exclusivamente. Não. A Democracia comporta direitos e deveres. Isto não é um "eu posso tudo,... logo, eu faço tudo!". A Democracia tem que gerar em todos nós a ideia de que fazemos parte de um todo, de uma "Sociedade Consequente". Eu tenho a liberdade de..., mas eu suporto as consequências de... Julgarmo-nos uma qualquer individualidade acima dos demais, deve trazer-nos consequências, privações, penalizações, assunção de responsabilidades e indemnização de prejuízos, se de tal fôr o caso. Enquanto assim não fôr, a Democracia vai perdendo fôlego para os movimentos extremistas e para os populismos de pacotilha...