20 maio, 2009

Viva o Luxo!

Haja pudor!
Haja equilíbrio entre o que se diz e o que se faz; senão, é o descalabro!
Um Ministro da nossa praça, adivinhem qual? - o das Finanças, pois está claro! - veio ontem a terreiro falar no crescimento negativo de -3,4% previsto para o ano corrente e dizer a cerca de 100 empresários que há que fazer esforço, crescer, desenvolver o País para se sair da crise sem se estar sempre na dependência do Estado e dos seus balões de oxigénio.
Boa mensagem, grande postura do estadista, neurónios mais brilhantes que os dos outros, mas..., infelizmente, porque raio na vida terá sempre que haver um 'mas', o homem fez tudo isto na "pior" das ambiências: no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, no Porto, instalações do mais maravilhoso que existe onde impera um 'luxuosismo' classicista e onde até parece sacrilégio, fazer em tal Salão, um mero repasto de 'bitaitada' que deve ter ficado(?) por meia dúzia de tostões...

Gasolina "branca"?!

A Galp é uma marca Portuguesa de sucesso.
A Galp apresenta anualmente lucros de muitos milhões de euros.
Assim sendo, a Galp é boa para o País e para os portugueses!
Mas, a Galp também é 'cabeça de pelotão' dos monopólios, tendo uma posição de grande preponderância no mercado dos combustíveis. E, igualmente, quer se diga que sim ou não, a Galp senta à mesa com os seus parceiros de negócio e dita o preço a praticar (há um nome para isto, não é verdade?) Bom, não interessa o nome que se queira dar a este comportamento, mas que toda a gente está convencida que ele existe, disso parece não haver dúvidas.
Agora a Galp lançou um 'spot' publicitário em que afiança 'aos quatro ventos' que o seu produto é o melhor. Que blá-blá-blá...blá-blá-blá. Parece que o que torna os produtos Galp melhores, são uns tais de "aditivos". Fica implícito do anúncio, que a Galp tem e os outros não.
Julgava eu - e se calhar, mais uns milhões de portugueses -, que a Gasolina era melhor ou pior, leia-se mais ou menos "rica", consoante seja de 95 ou de 98 octanas. Mas, parece que a gasolina mais barata entre 10-12 cêntimos que alguns hipermercados vendem, deve ser cerca de 5 a 10 octanas abaixo do limite legalmente imposto, será?
Claro que não! Uma vez mais trata-se de conversa fiada, da treta, de areia para os olhos, como se os portugueses fossem estúpidos. Nos hipermercados a gasolina também é vendida dentro das duas classificações existentes: 95 e 98 octanas com preços diferenciados, como é óbvio.
É mais barata, tem a mesma classificação, é refinada no mesmo sítio - Petrogal/Matosinhos e Sines - é controlada pela mesma entidade reguladora, ando com ela há 4 anos e já fiz muitos milhares de quilómetros sem qualquer problema!
Chega, gaita! Se não podem ou não querem, baixar o preço, não nos chateiem!...