16 novembro, 2022

NATO a descomprimir...

As investigações preliminares apontam para que seja projéctil da defesa anti-aérea Ucraniana 

Num artigo do prestigiado SAPO24 que pode consultar se der uma clicadela no 'link' acima, a situação do míssil ou mísseis que ontem caíram na Polónia e que ceifaram a vida a dois Polacos, é descrita como havendo uma muito forte probabilidade de se tratar de armas Ucranianas que, na defesa anti-aérea do mais massiço ataque por parte dos Russos, sofreram um desvio inadvertido tendo provocado a situação, de todo anómala e bem preocupante, de um suposto ataque a espaço territorial de um País que faz parte da Aliança do Atlântico Norte.

Tudo aponta, portanto, que possa ser este o cenário que está sobre a mesa, não se colocando, concomitantemente, uma eventual resposta do foro bélico por parte da NATO. Tal pressuposto veio trazer ao Mundo uma nova lufada de esperança no sentido do não agudizar da escalada militar que está em curso entre Russos e Ucranianos, evitando-se a todo o custo a ingerência de uma terceira parte no conflito.

Nas investigações que continuam em curso, o Presidente Zelensky pede que lhes seja permitido que haja uma equipa da sua Nacionalidade que possa juntar-se aos outros peritos internacionais que se encontram no terreno, uma vez que insiste que o(s) projéctil(eis) que caíram em solo Polaco, não foram disparados pela Ucrânia. Enfim, dúvidas (ténues) que pairam no ar e que se esperam possam ser aclaradas nos próximos dias.