08 outubro, 2023

Hroza - aldeia Ucraniana de luto

Uma aldeia perto de Kharkiv, com cerca de 120 pessoas como população total, sofreu o ataque de um míssil Russo que provocou 52 mortes. Dentre os sobreviventes, todos tinham alguém de Família, alguém de quem eram amigos chegados, no número daqueles que partiram. Vi em reportagem televisiva, um homem já entrado em anos que, chorando copiosamente, dizia por entre soluços de lágrimas e raiva que se preparava para cavar a campa para a sua mulher, um filho e dois netos... Que horror, Santo Deus! Que bestialidade é esta de que somos feitos? Como chegamos até aqui? E até onde teremos ainda que chegar?

Guerra e mais guerra - tanta guerra!

Os últimos acontecimentos no Médio Oriente, apontam para uma hecatombe humanitária nas últimas 24 horas, já que o número de mortes ultrapassa já o milhar. Quanto aos feridos e desalojados, são já largos milhares de pessoas que estão a sofrer na pele, o resultado de toda esta barbárie devido ao ataque inopinado do grupo armado Hamas contra Israel.

Não se antevê uma resolução rápida para mais este conflito que deflagra num momento em que o Mundo tinha já uma guerra instalada entre Russos e Ucranianos. Este rebentar de mais uma contenda entre "vizinhos" vem adensar, para tristeza generalizada, o quão difícil é o estabelecimento de relações internacionais, entre Povos, entre diferentes culturas e credos.

A julgar pelo número de vítimas já contabilizado em tão pouco tempo neste parte do planeta, é de temer que a tragédia que se adivinha, possa tomar contornos nunca dantes imaginados.