02 julho, 2009

"Manuelzinhos"

Há uns anos a esta parte, tinha eu a mania que a cultura, estudos superiores, passagem por instituições universitárias, faculdades, maiores níveis de ensinamento e de aprendizagem, geravam melhores Seres, melhores Homens e Mulheres, mais capazes, mais enculturados, mais "artilhados" para os desafios do dia-a-dia, mas, essencialmente, pensava eu, Seres melhores, com mais saber, mas também, mais moral, mais ética, mais postura perante os outros, mais "saber estar" na sociedade e no social.
Por essa altura, tinha alguém em casa que frequentava este 'millieu' e qual Frei Tomás, muitas vezes fiz a minha prelecção, cheio de garra e de convicção acreditando piamente naquilo que dizia.
Quão enganado estava!!!
Nos corredores de algumas faculdades, as pessoas são pouco mais que estranhos e quando são algo mais, são inimigos fidagais, temendo que o outro lhes roube o lugar que ocupam. Vai daí, trata-se mal, hostiliza-se, insulta-se em público; o de grau superior espezinha o imediatamente abaixo...
E cá fora, no mundo de todos nós: quantas vezes já tropeçamos em Seres que, sem preparação especial académica alguma, são infinitamente melhores pessoas, melhor concebidos, com outros padrões de moralidade, de civismo, de urbanidade bem acima de muitos catedráticos e de muitos "importantes de pacotilha" que por aí enxameiam?
... que os pariu, estou farto de aturar 'gajada' que não tem sequer , para lhes dar um chuto no dito...! daaassseeee!

Glorioso S.L.Benfica!

Uma providência cautelar é uma coisa séria, demasiado séria para que se brinque com ela.
E, torna-se tanto mais séria quanto, depois de analisada/estudada/julgada por um Juiz (embora de forma sumária, ligeira) este decide dar-lhe provimento.
Vem isto a propósito de tudo aquilo que por estes tempos vai acontecendo no S.L.Benfica. Continua marcado para amanhã, Sexta Feira, dia 3 de Julho, o acto eleitoral que há-de eleger o novo Presidente para os próximos tempos. Será que não seria mais assisado por parte do dr.Vilarinho, Presidente da Assembleia, suspender o tal acto eleitoral para uma posterior data a designar?
Cada um sabe as linhas com que se cose, mas tudo isto, a ir avante, ressaltará aos olhos dos portugueses, como mais "uma coisa que não devia estar a acontecer". As instituições têm que ser respeitadas, é um facto, mas a Justiça é, também, uma instituição, para além de ser um pilar da Sociedade organizada em que vivemos, que não pode nem deve ser minorada, nunca, sob pena de um dia destes, já não acreditarmos em ninguém mais.

Pobre Michael Jackson!

Alguém muito chegado acaba de me dizer que o cerimonial fúnebre de Michael Jackson terá "bilhetes" cobrados ao público que estiver no "velório". O preço destes bilhetes rondará o equivalente a € 18,00 e o autor deste tão hediondo procedimento será quem? O seu "agente de tournée"? Relembremos que se encontravam já agendados cerca de 50 concertos do cantor que se aprestava para regressar ao grande mundo do 'show business'.
A confirmar-se (e sabê-lo-emos muito brevemente) esta postura, que não tem a meu ver, qualquer tipo de classificação, apetece gritar bem alto a esta humanidade tão desumanizada, tão insensível, tão falha de sentimentos e de valores: chega, chega, chega! esta extorsão miserável, em que "alguns de nós" são capazes do inimaginável para facturar mais uns cobres. Chega!...