01 abril, 2015

Listas VIP - que choldra!

Listas VIP. Portugueses, ditos de primeira, e os outros... Que vergonha, que infâmia, que País este tão mal tratado pelos seus próprios filhos.

A uns, a mordomia, o tratamento diferenciado, os privilégios de uma casta à parte, o secretismo, a privacidade, o segredo guardado a sete chaves. A todos os outros, o atestado de que não passamos de meros números, de cifras codificadas, mais ou menos impessoais, sem rosto, anónimos na legalidade e orfãos nos direitos.

Aos trabalhadores das Finanças que, no âmbito das suas competências, devem ver e rever, fiscalizar e intervir caso detectem incongruências, inconformidades, ou até mesmo ilegalidades, acontece que são chamados à chefia e, eventualmente, punidos por terem visto o que, supostamente, não podiam ter visto. Mas, o que é que é isto, meus Senhores, meu Povo, minha Gente? À luz da Constituição Portuguesa, somos ou não somos, todos iguais? Desenganemo-nos, parece que não!... Há uns que são mais iguais, que o resto de nós todos...

Andreas, porquê?

Oito dias após a tragédia do avião da "Germanwings", choram-se ainda lágrimas de desespero por entre todos aqueles que perderam os seus entes queridos naquele nefasto voo.

Fruto da mente perturbada do co-piloto de 28 anos de idade, Andreas levou consigo para a outra vida 149 pessoas mais, que nada fizeram para merecer tal fim. Triste sina a de todos aqueles que apanharam aquele avião para regressar a casa, ou tão só para viajar por outras paragens...

Depois deste desenlace terrível, alteram-se procedimentos, mudam-se regras internas na aviação civil, interrogam-se os especialistas na matéria procurando evitar a repetição de tais ocorrências. Enquanto isso, aos que "foram", e àqueles que ficaram chorando a partida, o nosso lamento contristado!