23 outubro, 2009

Qi(monda)!, como se previa...

455 Pessoas vão ser despedidas pela Qimonda.

Após reunião havida esta Sexta Feira entre a Administração e o Sindicato das Indústrias Eléctricas, ficou acordado o despedimento colectivo daquele número de efectivos. Se cada um deles tiver uma família de 3-4 elementos, estamos a falar "dum sofrer de consequências" que abrangerá entre 1.365 a 1.820 pessoas.

Antes das eleições, falava-se em "lay off", na procura incessante de um novo investidor, blá-blá-blá... Agora, que a poeira assentou, que já tudo pode acontecer, ser dito, vir escarrapachado na primeira página dos jornais, a máscara caiu. Agora, meus Amigos, já se pode, e deve! dizer sem quaisquer peias que o termo é: despedimento colectivo, ponto!

Inscrevam-se no IEFP e ide para casa trabalhar - na lavoura, na lida doméstica, ou quiçá, pontear umas meiinhas...Comer, só de vez em quando, por causa da obesidade!

Gripe A - há quem recuse a vacina..., pois!



Ouve-se, escuta-se, cusca-se...

A vacina contra a Gripe A vai ser aplicada, numa primeira fase, (chegaram as primeiras 54.000 doses) somente a pessoas que pelo exercício das suas funções, são absolutamente insubstituíveis e, portanto, o País não pode correr o risco de "parar" em áreas de grande significância para o resto das populações; são os casos, de profissionais de saúde, dos transportes...e alguns sectores mais, considerados vitais.

Há gente -  e são profissionais da saúde, enfermeiros! - que não está muito disposta a receber a inoculação. Segundo estas pessoas, não foram efectuados os testes, ditos necessários, para a administração maciça de tal vacina.

Hoje, 'veio a lume' a morte de um cidadão sueco, 12 horas após ter sido injectado com a nova vacina. Claro que não se pode inferir de imediato - pelo menos, para já! - que haja aqui uma relação de causa/efeito, mas que é suspeito e preocupante, lá isso é!

Também hoje se ouviu o Bastonário da Ordem dos Médicos dizer que só por manifesta falta de informação, é que se toma uma tal posição. Pois bem, os profissionais de saúde, enfermeiros de profissão que assim se exprimiram, estão a desempenhar funções na Linha de Saúde 24. Ó senhor Bastonário, não será demais achar que esta gente, logo esta, está desinformada?