22 agosto, 2023

Educação - de mal a pior!

João Costa falou ontem para écrãs de televisão, para os mass-media, na generalidade.

E disse coisa pouca, práticamente nada, pois nada de novo acrescentou àquilo que já lhe conheciamos.

Constatamos, com alarme e profunda tristeza que dentro do mesmo País, temos duas Repúblicas: a República Portuguesa Continental e a República Portuguesa dos Arquipélagos, concretamente, os da Madeira e dos Açores.

Os famigerados 6 anos, 6 meses e 23 dias que se encontram subraídos aos Professores, só são subtraídos aos Professores do Continente. Em sentido completamente inverso, estão os Professores da Madeira e dos Açores, para quem tal contagem de tempo se encontra a ser devolvida de forma faseada. Como se constata, um País, duas Repúblicas.

Quanto ao resto que o cavalheiro disse, nada a salientar a não ser que, agora, ele quer que ponhamos o foco nos nossos alunos. Quais alunos? Aqueles que devido aos facilitismos, já não fazem um simples cálculo mental, ou que não são capazes de escrever um parágrafo sem atropelarem o Português com vários erros ortográficos? A que alunos é que o raio do sr. Ministro se quererá referir? Com tal timoneiro a bordo, a nau da Educação continua, perigosamente, a adornar rumo ao naufrágio anunciado.

Hospital e morte...

 Aconteceu no hospital Beatriz Ângelo, em Loures. Morreu um paciente de 93 anos que tinha sofrido uma queda no lar onde se encontrava. Ao que se sabe pelos meios de comunicação, o doente teria uma fractura de anca e permaneceu na maca dos bombeiros, em plena Urgência, por quase seis horas.

Ainda segundo as mesmas fontes, o hospital de Loures tencionava transferir o doente para o hospital de Santa Maria. Os bombeiros em cuja maca se encontava deitado o doente em questão, prontificaram-se para fazer tal transferência, mas não obtiveram qualquer resposta dos responsáveis do Beatriz Ângelo.

Em consequência de tamanha espera e tamanha inoperância, perante uma situação que merecia intervenção urgente, o homem de 93 anos já não se encontra entre nós...

Agora, vão fazer inquéritos internos, o IGAS vai pronunciar-se, o Ministro competente, do alto do seu sorriso aparvalhado, vai espalhar "charme" na comunicação social. Enfim, este estado caótico a que já chegamos vai continuar a imperar, vai continuar a ditar as suas leis. Safar-se-ão os mais poderosos, os mais endinheirados. Continuarão a "partir", desta forma estúpida, absurda e absolutamente vergonhosa, toda a populaça que, como eu, tem que aguentar todos os desmandos, todas as asnices e todas as vicissitudes a que estamos sujeitos por quem manda nos destinos deste País.