10 outubro, 2009

Obama - Nobel da Paz



Barak Obama é presidente dos Estados Unidos. E, agora, também é Prémio Nobel da Paz.

Ficou agora bem mais apertada a malha, a margem de manobra, o espaço e, ficou ele próprio, bem mais responsabilizado do que antes, aos olhos "do mundo", para ser aquilo que se propôs, aquilo que anunciou seria, aquilo que prometeu aos americamos que faria.

Desde a sua eleição que os olhos do mundo estão postos nele tendo a esperança que ele seja, o polo aglutinador, o mediador de todos os conflitos (ou da maior parte deles), o grande impulsionador de uma nova era de paz, de concordância e de respeito mútuo entre os povos deste planeta. Ele lembra com a côr da pele, com o equilíbrio do intelecto e da postura, com a personalidade comunicativa e forte que dele emana, um outra personagem, também ele, não fosse assassinado, capaz de dar novos horizontes ao mundo: Martin Luther King.

Esperemos que o prémio agora atribuído, sirva para reforçar aquilo, que todos nós esperamos dele.

Autárquicas - figuras e figurões...



A Sala de visitas do Porto - a Avenida dos Aliados...

Os serões televisivos da RTP1 de quarta e quinta-feira, deram-nos debates moderados pela jornalista Fátima Campos Ferreira com os candidatos autárquicos às duas maiores cidades do País: Lisboa e Porto.

Sobre a cidade capital - que adoro - sei dos candidatos o que a maioria dos portugueses sabem. Ganha a Câmara o António Costa ou o Santana Lopes.

Sobre o debate referente à cidade do Porto, cidade da minha vida, (aqui nasci, aqui trabalho) embora não vote na cidade,  já que resido em Gondomar, apetece-me tecer alguns comentários:

Desta terra - e do seu Presidente de Câmara - sei um bom bocado mais, já que ando nas suas ruas e avenidas, nos seus becos e vielas, na zona histórica, na fluvial e na marítima. Conheço alguns dos seus bairros - os chics e os chocs - as casas apalacetadas da avenida dos Combatentes ou da Marechal Gomes da Costa e os prédios (torres ou não) de habitação social do Aleixo, do Lagarteiro, do Cerco, de Aldoar, da Pasteleira, para só falar em alguns...

Não querendo desprestigiar nem ser desrespeitoso para com os outros candidatos, a verdade é que tal como em Lisboa, ganha um de dois: Rui Rio ou Elisa Ferreira, com predominância para o primeiro.

Através do debate, ficamos a saber coisas novas que de outra forma, não saberiamos. Soubemos que a Câmara do Porto pagou a sociedades de advogados € 400.000 e que paga mais de € 110.000/ano ao gestor/director da água ( o que é uma imoralidade, na actualidade).

Segundo as palavras proferidas no mesmo debate pelo candidato do Bloco de Esquerda, João Teixeira Lopes, ficamos a saber também, que a Educação (uma das bandeiras de Rui Rio) anda mal, muito mal, mesmo! Os professores de Música e inglês das actividades de enriquecimento curricular foram convocados para uma reunião numa oficina de automóveis (Auto Brito, em Matosinhos) pela Edutec (entidade privada a quem a Câmara entregou aquelas duas áreas). Aqui, e "de boca", foram informados para se apresentar rapidamente nas escolas (época de eleições, pudera!). Mais ouvimos que trabalham a Recibo Verde, com elevada precariedade, não têm subsídios de férias, de Natal, ou desemprego e que recebem à hora. Não há dúvida, são coisas graves que não se sabiam. O Governo por dec.lei delega a responsabilidade do Ensino/Educação, na Câmara, e esta, para evitar chatices e cortar nas despesas, (pois ao fazer contratos, teria que pagar como devia) qual Pilatos, lava daí as mãos e, delega, ela também, as suas responsabilidades numa entidade terceira. E Rui Rio é recto(?), é direito(?), é verdadeiro(?), enfrenta os problemas de frente(?)... (são afirmações dele mesmo). E este homem quer ser reeleito! Viva a desfaçatez!

Quanto ao que já sabiamos, repetiu quase tudo, ou seja: as torres do Aleixo vêm abaixo, blá-blá-blá. Também já se sabia o que anteontem, ele reconfirmou: é arrogante, é prepotente, é autoritário, roça às vezes, a má criação e a deselegância e tem arremedos de "menino mal comportado, mimalho e queixinhas. Enfim, um pirralho".

Um dia a História falará num homem que estragou algumas das coisas mais belas que o Porto tinha: a Avenida dos Aliados e a sua calçada portuguesa, são só um dos exemplos. Acertar-se-ão, então, as contas...só que para quem ama verdadeiramente o Porto, será tarde de mais!