17 abril, 2022

PSP, uma vez mais, mal tratada...

Foi hoje. Foi em Gondomar...

Um carro patrulha da PSP em serviço, e ao serviço do bem estar e da salvaguarda da vida de todos nós, constatou numa rua da freguesia de Fânzeres uma manobra ilegal por parte de um motociclista.

Naturalmente, viu-se na contingência de ter que intervir. Imagine-se: a dupla de agentes foi atacada pelo infractor!

Provindos de um carro, eis que vários outras pessoas que se constata à "posteriori", pertencerem à família do motard, juntam-se ao  agressor e "ajudam" à festa de agredirem selvática e violentamente, os agentes da PSP. 

Após a chegada de reforços daquela força policial, foi possível identificar três elementos do grupo, com idades compreendidas entre os 17 e os 56 anos de idade. Não há dúvida! Temos aqui três gerações de energúmenos sendo que o neto e o seu avô, muito provávelmente, com o pai entre eles, acham que só têm direitos. Tem direito a Escola, têm direito a Médico de Família, têm direito a Hospitais, têm direito a creches e a abonos para os meninos, têm direito ao Rendimento Social de Inserção, têm Direitos!... E os Deveres, meus senhores, o dever de respeitar a Lei, o dever de respeitar os Agentes da Autoridade, o dever de respeitar os Médicos, os Professores, as Funcionárias de Escola, o dever de respeitar os outros, a Sociedade, em geral. Que se passa convosco, para julgarem que podem tudo, que tudo vos é devido, que tudo vos é permitido?


Páscoa - sonhar, ainda é possível...!

Por entre ultimatuns dos Russos aos Ucranianos para a rendição incondicional em Mariupol, convites de Zelensky a Macron para constatar a desgraça, súplicas de paz feitas pelo Papa Francisco a todos os beligerantes, por entre todo esse desfragmentar do que deveria ser a normalidade, hoje é Domingo de Páscoa!

Os Católicos celebram hoje a Ressurreição de Cristo, a redenção do pecado e dos pecadores, renovam a esperança num amanhã melhor, num futuro mais promissor...

Com uma pandemia ainda no nosso seio, embora haja tantos a menorizá-la, e uma guerra sangrenta e fratricida entre seres humanos que o deveriam ser, mas que, infelizmente, têm muitas hienas nas suas fileiras, aí temos um cenário que não sendo apocalíptico, ainda, é deveras preocupante e nos deixa uma margem de manobra bem escassa para alimentarmos a esperança num amanhá melhor. Pelo menos, nos tempos mais próximos não se vislumbra uma brecha para deixar crescer uma pontinha de óptimismo, que seja.

A Primavera está aí e com ela a renovação da vida. Nas flores, nas plantas, nos rios e riachos, nas côres da natureza. Sonhar ainda é possível, embora pareça um mero desperdício dos nossos sentidos. Mas, assim mesmo, correndo esse risco, alimentemos o sonho, continuemos a sonhar. Não nos resta muito mais!...