24 setembro, 2010

Gasolina "branca", na GALP???

Já aqui tínhamos abordado o tema.
À época, a 'nossa' GALP, acusava os Hipermercados de comercializarem um tipo de combustíveis, ditos brancos, mais pobres, pois, segundo eles, não continham os aditivos necessários e daí, o seu  preço entre 10 a 12 cêntimos/litro mais baratos que os da nossa petrolífera. Mais acrescentavam, que os seus preços acompanhavam a tendência dos mercados internacionais e, portanto, estarem sempre em linha, sempre actualizados(!?) Os portugueses consumidores jamais compreenderam as subidas imediatas nas bombas, um dia após a subida do preço barril, e as descidas lentas de vários dias, às vezes de mais de uma semana, após a descida do mesmo preço barril.

Sempre foi um 'mundo' complicado, conturbado, enevoado, este dos preços dos combustíveis e da sua carga fiscal.

Agora, pasme-se!, a GALP vem anunciar que também ela, vai entrar no mercado da gasolina mais barata, a tal dita branca, mais pobre, sem aditivos que a enriquecem sobre maneira. A Galp, qual agência de viagens aflita na angariação de clientes, vai entrar no mercado do "low cost", do 'mais baratinho', vai cortar nas octanas, vai diminuir nos aditivos, enfim..., em linguagem do povo que somos e sem papas na língua, a sua gasolina, que outrora, era bestial, vai passar a besta!...

Espantados, porquê? É tão recorrente!...


"Bad English", o que é?

O nosso Primeiro Ministro proferiu uma alocução sobre energias renováveis, na Universidade Americana de Columbia a uma vasta audiência composta, maioritariamente, por alunos.

Não querendo citar, pois a memória não guarda com plena exactidão todos os pormenores, o cavalheiro iniciou a sua comunicação mais ou menos, desta maneira:

Como diz um bom amigo meu, Manuel Pinho, de seu nome e, aqui presente, dirijo-me a vós utilizando, não o idioma universal, cujo pilar máximo é o inglês, mas naqueloutro, não menos utilizado universalmente, falado pela grande maioria, ou seja: em mau inglês!

Depois desta "enormidade", o senhor em questão fez alarde dos seus dotes(?) e falou/gaguejou exemplificando à saciedade o que é MAU INGLÊS. Não estará na hora de ter umas lições nas AEC's?...

A Verdade, pura e dura!

"O Homem moderno conduz um carro hipotecado,
Sobre uma auto-estrada financiada através da emissão de dívida,
Com gasolina paga com cartão de crédito".

                                                                       Earl Wilson