16 abril, 2024

O Mundo por um fio...

Anteontem, dia 14 deste mês de Abril, foi um dia que ficará na história contemporânea por ter sido um daqueles dias em que a desgraça andou muito perto de muitos milhares e milhares de seres humanos...

Em represália pelo ataque Israelita à embaixada Iraniana em Damasco, na Síria, ocorrido a 1 do corrente, Teerão e os seus "ayhatolas" encetaram um ataque sem precedentes à Nação Israelita com 331 drones "kamikaze" e mísseis de cruzeiro e balísticos. A "Iron Dome" (cúpula de ferro), sistema de defesa anti-aéreo em Telavive, cumpriu a preceito aquilo para que foi criada, e com a ajuda preciosa das forças aéreas dos Norte Americanos, Ingleses, Franceses e Jordanos, conseguiram repelir/destruír cerca de 99% das armas mortíferas que lhes eram destinadas, não havendo perdas humanas a lamentar, o que se apraz registar numa tão complicada situação para a região do Médio Oriente,e não só!

Apela-se à contenção. Apela-se ao bom senso. Apela-se a que se resolvam diferendos desta monta pelas vias políticas e diplomáticas. Apela-se! Mas, a alma humana, por vezes tão rancorosa e cheia de ódio, faz temer que haja uma qualquer resposta por parte dos Israelitas... Oxalá impere o senso comum, a inteligência e a noção plena de que um qualquer passo em falso, pode gerar um conflito de dimensões inimagináveis e fora de controlo.