03 maio, 2023

Sócrates, vai-se safar?...

Para gáudio de alguns poucos e tristeza e raiva de muitos mais, eis que se vai atirando para a opinião pública que José Sócrates, ex-Primeiro Ministro e que levou o nosso País à bancarrota, está prestes a livrar-se de, pelo menos metade dois seis crimes de que se encontra indiciado, depois do sr. dr. Juíz Ivo Rosa ter arrasado e aplainado, quase na totalidade, os crimes de maior monta e gravidade de que aquele ser sem carácter se via acusado.

Seja por os Tribunais se encontrarem inoperacionais pelo greve dos funcionários judiciais, seja pelos incontáveis recursos que a defesa de Sócrates tem interposto para todas as Instâncias Judiciais, o que é facto é que os prazos vão andando, vão-se esgotando e aproximam-se a passos largos as respectivas datas de prescrição.

Que má prestação da Justiça Portuguesa se tal vier a verificar-se. Que mau será, em termos de exemplo, para todos os Países Europeus, nossos parceiros nos passos da justiça e que ignóbil postura a nossa, se deixarmos passar em claro, alguém que deve ser julgado e ouvir a sentença, a que, eventualmente, possa vir a ser criminalizado. Se os não fizermos em tempo útil, ainda nos arriscamos vir a pagar pesadas indemnizações a Sócrates por supostas difamações do "bom nome e carácter" de tal tratante.

Costa, Galamba e tanta trapalhada

E, ontem, aos 3 de Maio deste ano da graça de 2023, António Costa, Primeiro Ministro de Portugal, veio falar ao País para deixar todos os Portugueses pasmados, de boca escancarada, tal foi o teor da sua comunicação.

Todo o mundo sabe, que o Governo de maioria absoluta do PS tem estado a viver momentos de constante e contínua convulsão, tal têm sido os episódios rocambolescos, as situações mais inverosímeis que se possam imaginar...

Depois de muitas e muitas situações - até já vamos perdendo a conta -, eis que rebenta a polémica João Galamba, Ministro das Infraestructuras e que já tinha ganho lugar na coluna dos "questionáveis" desde aquela saga nas minas de Montalegre, para a exploração de lítio destinado à feitura de baterias para a indústria automóvel.

Cavalheiro irrascível, quezilento, de "maus fígados", esperava-se a sua exoneração, ou que apresentasse a sua demissão. Era o expectável pelo País e pelo Presidente da República, perante as diabruras que se anunciaram na imprensa, como tendo sido cometidas, ou omitidas, pelo referido cavalheiro.

Pois bem. Soube-se que apresentou a sua demissão a António Costa e este, cerca das 21 horas fala ao País, via televisões, e anuncia que o que se passou no Ministério das Infraestructuras - cujo responsável mor é João Galamba - é absolutamente deplorável, mas que, ainda assim, não tem nenhuma evidência que o Ministro, seu subalterno, tenha cometido qualquer ilegalidade, pelo que, não aceita tal pedido

Caiu o Carmo e a Trindade, e também a Torre dos Clérigos... Costa, jogador nato no tabuleiro do xadrez político, jogou forte, jogou no "tudo ou nada" e deu uma grande estocada em Marcelo Rebelo de Sousa. Até quando vai durar, isso já são outras núpcias, mas o deplorável, o miserável, o inaceitável é que esta gente anda toda "a brincar" aos jogos políticos e mostra pouca ou nenhuma consideração e respeito, pelos que trabalham, pelos que estão a recibo verde, pelos que estão desgraçados pela inflação, pelas rendas das casas, pelos custos dos bens alimentares, pela Justiça que não existe, pelas falhas e encerramentos na saúde, pelas lutas sem fim dos maltratados na educação... É, estes senhores andam a brincar connosco. Literalmente!!!