22 maio, 2014

Quaresma, tenho pêna

Vale o que vale: o Seleccionador Nacional errou ao deixar de fora da convocatória para o Mundial, no Brasil, o Ricardo Quaresma.

Sabemos todos que é um pouco instável, que volta e meia faz uma das suas birras, que nem sempre se comporta segundo os cânones, mas do que não há dúvida, é que se trata de um valor explosivo, que num ápice e num daqueles jogos em que parece que nada corre bem, ele é capaz de marcar um golão, e com isso, mudar o rumo total dos acontecimentos.

Só por pensar desta forma, é que manifesto a minha discordância quanto à sua ausência. Tenho pêna!

"Palito" entalado pela PJ

A PJ de Vila Real, deitou a luva ao homem de S. João da Pesqueira, que "maltratou as autoridades portuguesas" nos cerca de 40 dias em que andou fugido às malhas da justiça.

Após o assassinato de duas mulheres, atentou ainda contra a vida de outras duas: a sua ex-companheira e uma filha de ambos. Terá, com certeza, "maus fígados" este personagem tenebroso que andou a brincar ao gato e ao rato com as autoridades policiais nos últimos tempos. Ainda bem para descanso dos populares, essencialmente do sexo feminino da zona, que este aprisionamento aconteceu. É que, para além da sua manifesta e louca perigosidade, estava a tornar-se demasiadamente famoso, pelo anedótico da situação, que mais não era que um ultraje a todos quantos vestem uma farda de agente de autoridade, e disso têm bastante orgulho.

Riqueza mal distribuída

O Real e o Atlético de Madrid vão jogar este Sábado a Final da Champions League na nossa Lisboa, cidade escolhida pela Uefa para palco deste jogo.

A loucura colectiva entre espanhóis, e não só, é isso mesmo: uma loucura!

Já não hotéis vagos desde Elvas até Lisboa. Pagam-se pequenas fortunas por uma dormida na capital, e não é preciso sequer que se fale em unidades de 5 estrelas. O aeroporto da Portela vai bater o seu recorde de aterragens e descolagens com cerca de 740 aviões nas plataformas a movimentarem-se de dia e de noite. 30.000 espanhóis estarão no estádio com bilhete, mas há cerca de 60.000 mais que vêm para Lisboa sem o papelinho mágico. Para além destes, há mais cerca de 30.000 outros que se deslocarão de carro, ou seja, poderemos ter em Lisboa neste fim de semana à volta de 120.000 almas do país vizinho, a comer e a beber, a gastar e a deixar na banda de cá cerca de 46 milhões de euros, segunda as últimas estimativas...

É bom para o nosso comércio, para a nossa restauração, para a nossa hotelaria, para a nossa rede de transportes, mas não deixa de merecer alguma reflexão: num mundo em crise, tamanho dispêndio dá que pensar. Afinal, só confirma aquilo que já sabemos todos: isto está muito mal distribuído!