16 junho, 2009

Mentecaptos...

Ainda o caso dos portugueses que entendem que o melhor a fazer nas relações pessoais, comerciais, institucionais, ecuménicas, amistosas, intimas, esotéricas e eu sei lá que mais, é esconder, capcionar, sonegar, ostracizar, abandonar, deixar cair, deixar andar, não falar, silenciar, como nos tempos de Salazar...
E antes dos tempos daquele, como na era da velha Igreja, da Inquisição, da queima dos ímpios em fogueiras...
Nada se diz, nada se conta, nada se comenta, tudo se cala, tudo se silencia, tudo se esconde, porque assim é que está bem!, assim é que se mantêm o que deve ser mantido: o "status quo" vigente, reinante, dominante em que a verdade de alguns, dita corporativa, impera, campeia e floresce. Raios partam estas "verdades" e suas gentes!

Quero um colchão!

Bolas, está difícil!
Preciso comprar um colchão! com os meios de hoje, nomeadamente, a Internet, visitei uns sites e fiz algumas opções, tendo em conta a bolsa e aquilo que é oferecido.
É evidente, que não sendo um perito na matéria, não percebi alguns termos técnicos com que me deparei, mas também é um facto que, meti pés ao caminho e investi em sites e fóruns sobre a temática.
Chegado aqui, ou seja, com uma cábula das características e ideias de preço "on line", saí para a rua à procura de armazéns e/ou lojas onde existe o produto pré-seleccionado. E aqui, começa o calvário: ninguém que vende colchões - pelo menos aqueles que abordei - sabe do que estamos a falar. Perguntas como: qual a densidade do colchão (uma relação matemática que calcula o peso em quilos sustentado por cada m3) ou, qual a quantidade de molas por cada m2, são questões que ficam sem resposta. Ao fim e ao cabo, estes valores têm a ver com a resistência, com o conforto e com a durabilidade do colchão.
Fazer estas mesmas perguntas por mail ao fabricante, não mereceu resposta. (O que até entendo, na defesa dos seus retalhistas, mas é pena esta falta de consideração pelo mercado).
Na falta de resposta, liguei por telefone ao fabricante; o resultado foi o reenvio para as lojas suas representadas na zona da nossa habitação.
Por último, a nossa ligação para uma destas lojas encontrou uma colaboradora que não sabia do que falávamos e daí, ter-nos despachado para 'aquilo' que, supostamente, deverá ser o patrão, que em tom pouco simpático, pouco amistoso, algo desabrido (estas perguntas não se fazem por telefone) nos diz :
- "não entender o porquê de tanta pergunta à volta de um simples colchão".
e me informa, em tom crítico, (como se fosse crime eu não saber) que:
- "o dono desta fábrica acaba de ser agraciado com uma Comenda pelo Presidente da República, no passado dia 10 de Junho". (está bem, parabéns ao senhor! mas o que é que isso tem a ver com o meu descanso?)
Tal postura conduziu à minha despedida e corte da chamada telefónica. (este português, felizmente para ele, não está desempregado, não tem contas para pagar e, logo, não precisa de ganhar dinheiro!
A Luso Colchão (é dela que venho a falar) é Portuguesa, poderá ser muito boa, provavelmente até vou comprar um produto deles - em qualquer outra loja, claro! - mas tem um atendimento "encolhido", "engelhado" (a informação é sempre uma mais-valia num processo de venda) e tem, igualmente, menos bons representantes, na zona do Grande Porto, nomeadamente, em Valongo.