02 março, 2008

Trabalha num "Jardim"? Não namora!...

No último "Prós & Contras" em que o Tema foi a "Reforma da Educação e a famigerada Avaliação dos Professores", em que dum lado esteve a senhora Ministra da dita e do outro estiveram os Professores, já na parte final (3ª.) do referido confronto de ideias, apareceu à baila um Autarca da nossa praça.
Que porque sim, que porque não, que desta e daquela maneira, que em conjunto com os Empresários da sua região tinha avançado para a criação de um projecto a favor da Educação, mas em resumo e bem espremido, notou-se que esteve ali para dizer ámen com a senhora Ministra e propagandear a sua própria imagem.
Sabe-se que o Concelho de Paredes é dos mais flagelados a Norte deste País pelos números do desemprego. Agora, o que se não sabe - para além daquilo que o senhor Presidente tão ufana e
vaidosamente anunciou perante as câmaras televisivas é se:
As tantas refeições servidas - finalmente! - às crianças, o são efectivamente, em verdadeiras cantinas?
As aulas, são dadas em verdadeiras salas, ou não haverá por aí uns contentores?
As rampas de acesso, para crianças com dificuldades motoras, estão todas criadas?
E as crianças com necessidades especiais - há turmas especiais (pequenas e diferenciadas, consoante as dificuldades), há material, há espaço físico, há gente preparada, há auxiliares de acção educativa?
E as crianças "Diferentes" com direitos iguais? Sim!, aquelas que sem culpa formada, provindas de Famílias desestruturadas, com droga, com álcool, com maus tratos, com violência doméstica, se tornam também elas, "violentas" e casos à parte, que é preciso atalhar rapidamente com acompanhamento especial. Para todas estas - e, tristeza deste País - começam a ser muitas, há Psicólogos na Escola todo o dia?
E para as Actividades de Enriquecimento Curricular - querem Escola a tempo inteiro, não é verdade? - quantas Escolas Primárias (1º.Ciclo) têm pavilhão de ginástica? E instalações sanitárias para a toma de um banho em seguida? Será justo que as crianças, todas suadas/ensopadas, tenham ginástica num átrio de Escola e possam ter outra aula de seguida nestas condições?
Ainda nesta área - Activ. Enriquecimento Curricular - os respectivos Professores, será que não são, tristemente, mal pagos e mal tratados já que não passam de meros "tarefeiros" pagos a "Recibo Verde", será que não???
Com todas estas interrogações que ficam no ar, [a Autarquia deste insigne Edil no pretérito "Dia dos Namorados" teve a peregrina ideia de convidar os Pais com filhos nos Jardins de Infância, a lá os deixarem no referido dia, até à meia-noite. Não há dúvida que a ir por este caminho, um dia destes, a Escola não será mais que um mero Depósito de Crianças.]*
* Fonte informativa: Jornal "O Progresso de Paredes"