07 maio, 2021

Isto ainda não passou!...

Andei na rua hoje. Uma série de pequenas voltas que tinha para dar, pequenas coisas que tinha para fazer e que, se foram acumulando nas últimas semanas, umas atrás das outras.

Porque os tempos do passado recente o não permitiram, as saídas estiverem bem condicionadas e os afazeres, se não urgentes, foram sendo deixados para mais tarde.

Bom, eis que a situação do País, genéricamente, está hoje bem melhor e os negócios, as lojas, a vida económica vão aos poucos, bem a conta-gotas - como diz o Primeiro Ministro -, retomando algum do bulício que faz falta às nossas cabeças e à tesouraria de lojas e lojas por esse País fora...

Só que - e há sempre "um só que" - já me cruzei com múltiplas pessoas das mais variadas faixas etárias, e noto que cerca de um quarto delas, se movimentava sem qualquer preocupação quanto ao uso de máscara facial de protecção. É verdade que isto está melhor, é verdade que estamos na Primavera e que vêm aí os dias de Verão. É verdade que a turistada que tanta falta faz à nossa hotelaria e restauração está quase a ribombar por aí. É verdade que agora que estamos a vacinar a população, o futuro ganha novas cores, uma nova luz. Mas, não passemos tão súbitamente para aquela fase em que poderemos vir a achar que isto já lá vai, que o pior já passou, pois não vá ao telhado caír-nos em cima outra vez. Tenhamos calma, sejamos mais pacientes e comedidos. Para nosso bem e de todos aqueles a quem amamos. 

Gouveia e Melo - o cérebro!

Ontem, 6 de Maio vacinaram-se mais de cem mil Portugueses. Um record digno de registo e a merecer que se louvem todos os profissionais das mais diversas áreas, que estiveram presentes nesta logística fantástica que permitiu atingir-se um tal número. Desde médicos a enfermeiros, desde administrativos a voluntários, desde polícias a bombeiros, uma multidão de gente que coordenou, planificou e pôs em execução uma tal proeza. Parabéns a todos e o nosso reconhecimento profundo por um tal serviço prestado à comunidade.

Uma palavra final para mencionar que no comando deste verdadeiro exército de profissionais, esteve e continuará a estar, um verdadeiro estratega, um especialista na distribuíção equilibrada e muito pensada, do muito que havia para fazer, por todos os implicados no processo. Um bem haja de grande clamor ao vice.almirante Gouveia e Melo!