29 setembro, 2022

Referendos Horribilis

Nas quatro regiões Ucranianas - Lugansk, Donetsk, Kherson e Japorijia - realizaram-se Referendos, entre 23 e 27 do corrente, que mais não são que crueis falsidades impostas aos habitantes Ucranianos. Putin já veio a terreiro declarar que, com percentagens do SIM avassaladoras, se prepara para assinar amanhã, com os respectivos chefes pró-Russos dos referidos territórios, o acordo(?!) de anexação à Federação Russa das ditas zonas.

Miserável mentira, desvirtualização da verdade tão vil e tão cínica, que é uma dor de alma imaginar que aquelas áreas pertencentes a um País independente e soberano desde há mais de 30 anos, possa ser possuído por um qualquer invasor, capitaneado por um déspota execrável, desprovido da mais elementar razoabilidade para entender que aquilo que intenta, jamais será conseguido. 

E, jamais o será, por que há um verdadeiro genocídio como pano de fundo, a manchar de sangue a memória de todos os Ucranianos que sobreviverem. Jamais esquecerão a morte, a tragédia da perda de muitos dos seus entes queridos, jamais esquecerão a destruíção, a ruína em que o invasor lhes transformou a terra, as suas cidades e vilas, mas, também, as suas próprias vidas. São dores, são mágoas, são ressentimentos que vão estar sempre lá, nos seus corações por uma data de gerações que ainda estão no porvir.

Putin estará sempre presente, como a cabeça maléfica que um dia, lhes mudou - e não só a deles - todas as suas vidas!...