28 abril, 2009

Risco de Pandemia

O Mundo está assustado!
Nós todos estamos, ou começamos a ficar assustados!
A Gripe dos Porcos está aí a bater-nos à porta; há já casos declarados na vizinha Espanha e não tarda nada, entrar-nos-á portas adentro...
Vem o Director Geral de Saúde e a Ministra garantir a toda a gente que o País está preparado, os hospitais estão em alerta e sabem como tratar a questão, há serviços em quantidade e com qualidade para o que der e vier, nada de alarmismos, está tudo sob controlo... até temos um número de telefone e tudo!, 808 24 24 24!!!
Entretanto, todos os dias há um avião carregado com 150-160 pessoas que parte para a zona onde o vírus começou por se declarar. Uma semana após, e depois de terem estado bem no meio da "tempestade", toda a gente que foi, regressa, só não sabemos se com alguém infectado ou não. E neste regresso, o delegado de saúde entra no avião, faz dois de dedos de conversa e acaba dizendo que se tiverem problemas, liguem para o tal número de telefone.
Não seria mais prático, eficaz e seguro submeter todos os que chegam de uma zona de risco a exames clínicos? É que toda esta gente vai a centros comerciais, a cinemas, a discotecas, anda nos transportes públicos e se houver algum que esteja infectado, um só que seja, chega para infectar largos milhares mais, numa escalada de contágio em pirâmide invertida!
Agora, um recado para todos aqueles que estão de viagem turística agendada para o México: antes de partirem pensem nos riscos em vós, nas vossas famílias e nos vossos vizinhos! Será que em caso de um hipotético azar, leia-se possível infecção, se o Ministério da Saúde vos debitasse todas as despesas médicas e de internamento, isto não vos faria desistir da viagem ao México nesta altura? Pensem nisto, está bem?