04 abril, 2015

Um novo olhar a cada ano que passa


World Press Photo

São fotos feitas pelos mais prestigiados profissionais nesta área da cultura. A Vencedora do prémio mais apetecido deste Ano, vem abalar muito do comportamento social em algumas sociedades mais a Leste do Continente Europeu. Valem sempre a pena uma olhada, a despeito do conforto ou desconforto do nosso olhar, dos olhos com que as vemos, dos nossos conceitos de vida, das nossas experiências, dos nossos gostos pessoais, daquilo que achamos melhor ou pior, do que nos diferencia uns dos outros.

As fotos servem pelo menos para isso: uma reflexão mais cuidada sobre o mundo onde vivemos, sobre o que se passa à nossa volta...

Papa Francisco, o Santo!


Papa Francisco, emissário de Cristo

Sua Santidade, o Papa Francisco, fez um pedido ao mundo no final da Via Sacra, cerimonial composto por 14 Estações, onde se representam a condenação, execução na cruz, morte e sepultamento de Jesus. Depois de cerca de uma hora de recolhimento profundo, o Papa condenou  a pena de morte, a corrupção e a pedofilia. 

Continua atento e sensível ao sofrimento de todos aqueles que padecem às mãos de alguns dos nossos semelhantes transformados em bestas sanguinárias, de difícil qualificação se os quisermos enquadrar no seio dos humanos.

Eleições, o filme do costume

Já cheira a eleições. Depois das Legislativas, virão logo de seguida as Presidenciais. E, nem é preciso dar tiro de partida, pois já se perfilam alguns candidatos com olhar esgazeado, esfaimado, ávidos de poder e de abastança.

António Costa "entregou" a Câmara de Lisboa ao seu vice, o que já deveria ter acontecido desde que foi eleito para comandar os destinos do PS, pois não era de bom tom estar à frente dos destinos da autarquia, enquanto se fazia campanha um pouco pelos quatro cantos de País.

Paulo Portas está mudo e quedo a ver no que param as modas. Ele que na oposição é um palrador nato, enquanto está no poleiro, reserva-se, cala-se, esconde-se na matreirice a vêr no que dá. Se der laranja, cola-se à côr para dar uma dentada no gomo; se der rosa, afivela o seu melhor(?) sorriso e oferece o botão da lapela para lá pôr a flôrzinha.

Passos Coelho, depois da Tecnoforma, da Segurança Social e do seu titubear nas respectivas explicações, estará a fazer contas à vida, o que se não afigura tarefa fácil diante do panorama.

Marinho E Pinto (será que são dois indivíduos, ou é o mesmo de sempre?), se é que se trata do mesmo de sempre, então deveremos dizer Marinho Pinto, aparece na liça, mas, desgraçadamente, aparece com algo de novo, que não se lhe conhecia: sêde de poder, vontade de fazer parte dos "Corpos Gerentes", que é como quem diz: quer sentar o rabinho na Assembleia da República e, quiçá, dali saltar para a ribalta, para sob os holofotes...

Sampaio da Nóvoa já veio a terreiro discursar perante plateia de Socialistas e antevê-se o resto ao filme. Santana Lopes voltou a vêr o seu nome equacionado nesta corrida, e só resta esperar para se saber se tropeça na caminhada... (oxalá aconteça!)

Resultado: o País a precisar de caras novas, de novos fôlegos, de novas lufadas de ar fresco, de novas ideias e conceitos  e isto não muda nem uma vírgula. São os mesmos de sempre, são os instalados, os bem de vida que tudo comandam, que querem continuar na senda do poder 

Páscoa feliz!

Páscoa, tempo de Ressurreição, de Redenção e de Remissão.

E, porque num tempo tão marcado a nível mundial pelas querelas, pelas guerrilhas, pelos actos terroristas e pela morte de tantos inocentes, eis que Cristo reaparece nas nossas vidas para nos lembrar daquilo que, afinal, deveria ser a pedra de toque, a essência das nossas vidas enquanto seres de uma raça maior, a humana: unamo-nos, portanto, em reflexão e estejamos preparados e sempre abertos para a partilha, para a dádiva, já que, só "dando-nos",  poderemos esperar receber... 

Boa Páscoa!