17 dezembro, 2022

Futebol, Guerra e Direitos

Joga-se ainda o Campeonato Mundial de Futebol, Qatar 2022:

Já saímos da contenda, infelizmente, para os nossos "bravos rapazes" e para todos nós, na generalidade. Parabéns a todos eles, sem excepção! Se mais longe não chegamos, não adianta agora culpar, mas sim congratular, aplaudir, incentivar e deixar a todos eles o nosso abraço de agradecimeto.

No entretanto, na China houve nestes últimos tempos, manifestações populares em várias províncias, como jamais se tinha visto. Motivo: o Mundial do Qatar mostrou a milhões de Chineses, com estádios cheios de gente, que a política Covid Zero e a sua brutal intransigência tinha que ser aliviada, o que já está a verificar-se.

Também nos últimos dias, na Ucrânia, a fera Russa continua a disparar vagas sucessivas de mísseis balísticos de longo alcance. Na derradeira leva, foram cerca de 60 armas mortíferas que devastaram várias instalações geradoras de energia, não se eximindo, porém, de ter disparado sobre alvos civis, como sejam edifícios de apartamentos que nada têm de bélico, matando os Pais e um bebé de ano e meio de idade.

E, enquanto rola a bola, o Mundo está como que entorpecido, deixando para plano subalterno toda esta catástrofe humanitária que uma qualquer guerra sempre provoca...

E..., amanhã, joga-se a final!