09 julho, 2022

Boris, o despenteado

 Aquela figura ridícula, patética até, que o ainda Primeiro Ministro do Reino Unido, Boris Johnson, tem passado ao mundo, não só pela sua aparência pouco ortodoxa, algo desgrenhado, meio desalinhado, mas, e também, pelos seus actos pouco edificantes e que constam da já famosa crise governamental da "partygate", diziamos que, aquela figura está de pedra e cal, agarrado ao poder, seduzido pelas mordomias que um tal cargo lhe proporciona, que não se afigura fácil à Oposição, nem tampouco aos seus próprios colegas de Partido, verem-se livres do menino grande que a tudo pede desculpa e acha que com isso, está tudo sanado.

Há gente assim. Custa-lhes a crescer. Jamais souberam nem sabem como assumir com dignidade e respeito pelos próximo, os erros que cometem uns atrás dos outros. São assim e não há muito a fazer, senão despachá-los para a prateleira de onde nunca deviam ter saído. A bem da normalidade, oxalá não demore muito!

Fogos, o flagelo









Numa imagem do prestigiado "SAPO" podemos ter uma noção dos fogos que, por esta altura, estão a devastar a nossa mancha florestal. 


São vários e de diferente magnitude, os incêndios que lavram no território nacional. Há centenas e centenas de operacionais a combatê-los no terreno, com muitas viaturas em movimento e muitos meios aéreos envolvidos. Para se ter uma ideia, ontem, Sexta Feira, houve 121 ignições. Um triste record, pois jamais se havia alcançado uma tal barbaridade, em apenas 24 horas.

Todos os anos temos este fado amaldiçoado que nos prejudica, que nos empobrece e que a alguns - os directamente atingidos -, podem trazer ondas de desgaça com perdas incalculáveis, quer se trate dos bens de uma vida, quer se trate da perda da própria vida.

Se, podemos atribuir algumas destas ignições às malfadadas alterações climáticas, não deixa de ser verdade que, em muitos casos, tais ignições acontecem por incúria, por descuido, por desleixo de alguns de nós, quando não, até, por mão criminosa, por gesto intencional e, deliberadamente, criminoso que deveria sr punido de forma célere e contundente. Infelizmente, tal não acontece e, no entretanto, vamos continuando a assistir a este flagelo das nossas vidas: o Fogo.