12 maio, 2021

Espaços fechados e...

Máscara, distanciamento social entre pessoas de cerca de 2 metros, evitar estar aglomerado com outras pessoas em espações fechados, utilização de álcool gel para desinfecção imedita quando no exterior, lavagem constante de mãos... Enfim, uma panóplia de procedimentos que será bom passemos a adoptar, no sentido de nos protegermos ao máximo, não só a nós próprios, mas, e também, a todos os outros que estejam à nossa volta.

Apetece perguntar: Como é que isto se consegue numa Escola, num refeitório, nos transportes públicos?

Prometo alvíssaras a quem me fornecer uma resposta cabal, fidedigna, fundamentada!

Sporting - Parabéns!, mas...

Após 19 anos de jejum, o Sporting Clube de Portugal, venceu o Campeonato Nacional de Futebol. E, fê-lo com total merecimento depois de 32 jornadas sem conhecer o sabor da derrota, e quando faltam ainda dois jogos para terminar a competição.

Aos campeões e a todos quantos estiveram na envolvência deste título, os parabéns que se justificam pelo ressurgir do Rugido do Leão!

Lamenta-se de forma muito clara é o comportamento, a postura cívica dos muitos milhares de adeptos, de Sportinguistas que se juntaram à volta do Estádio para a tão esperada e ansiada celebração. Não pode ser! Não podia ter acontecido daquela maneira, numa altura em que a Humanidade está sujeita a uma terrível e devastadora pandemia.

Quem falhou? Falharam muitos, nomeadamente:

Falhou a Polícia, que devia ter "adivinhado" que a turba se comportaria daquela maneira;

Falhou a Direcção do Sporting. Jamais deveria ter instalado écrãs gigantes no Estádio, nem tampouco contratado um autocarro para o "passeio" dos campeões;

Falhou a Cãmara Municipal de Lisboa, de parceria com a PSP, que permitiram o passeio do autocarro ao longo de 5 quilómetros de via pública, pejada de gente;

Falhou o Secretário de Estado João Paulo Rebelo que tinha garantido dias antes, que tudo estava a ser "planeado", segundo todos os cânones;

Falhou a D.G.S. ao não ter tomado iniciativa enérgica e imediata contra tudo que fossem festejos de rua, logo, ajuntamentos de pessoas;

Falhou, uma vez mais, o sr. Ministro Eduardo Cabrita, que tristemente, vai falhando e continuando a falhar sem que tais falhanços o façam "perder" o lugar. Não se percebe muito bem o que faz este senhor no seu dia a dia, a bem da Nação.

Falha o Governo no seu todo, quando o sr. Primeiro Ministro vem anunciar que vai ser instaurado um inquérito à actuação da PSP. Porquê, sr. dr. António Costa, por que é que a PSP se vê, mais uma vez, atirada contra a parede, como tendo sido "a má da fita", quando afinal, tanta, mas, mesmo tanta gente falhou? 

À guisa de remate final - uma vez que de futebol se falava -, que posição vai ser tomada pelo Governo, o que vai ser dito às gentes da restauração, às gentes da hotelaria, às gentes da Cultura, às gentes dos Festivais de Verão, a hordas de gente que, por uma causa maior, se tem visto privada de ganhar a sua vida, de tratar do sustento da Família, quando todos estes Portugueses reclamarem tratamento igual ao que ontem, o País todo pôde testemunhar?