26 setembro, 2022

Batemos no fundo!

Numa reportagem da TVI da manhã de hoje, foi ventilado o caso de uma senhora de 66 anos de idade de Mira de Aire, que foi violentamente atacada verbal e fisicamente, por gente de uma determinada etnia que vive entre nós.

Segundo o relato, existe uma determinada rua na freguesia da Candelária em que vários individúos/famílias daquela etnia tomaram de assalto diversas casas que se encontravam devolutas, tornando a vida dos que ainda vivem naquela rua, bem como, a vida dos donos das referidas casas num inferno.

A exemplificar, a referida senhora que foi violentamente agredida dirigia-se a uma casa de sua propriedade, herdada de seus Pais, para verificar a existência de eventuais cartas na caixa do correio. Ao chegar, foi recebida com insultos e atacada de seguida, provocando-lhe vários hematomas e deixando-a semi-desmaiada no chão...

Ao recuperar a consciência, ligou para a GNR e pediu ajuda às autoridades. O espanto, o impensável, aquilo que se não pode aceitar esteja a acontecer neste nosso País é que a resposta tenha sido: "Lamento, mas não temos ninguém para mandar aí..."

Batemos no fundo! Somos uma qualquer república do centro de Africa! Afinal, fazemos parte do terceiro mundo! Que País é este? Quem somos, o que somos e para onde vamos?

O Serviço Nacional de Saúde está em crise profunda! A Educação, arrasta-se há décadas numa decadência cada vez mais visível! A Segurança Social, afinal, não é tão sustentável como se apregoava! As obras públicas e o malfadado aeroporto discute-se há 50 anos! A Justiça é cara, é morosa, arrasta-se pelos corredores dos Tribunais... em suma, não funciona! 

Não há Médicos, não há Professores, não há Enfermeiros, não há Polícias, não há GNR's, não há, não há!... Estamos um País de faz de conta, estamos um País moribundo!

Bolsonaro igual a si próprio...

Agreste, intempestivo, insultuoso, mal educado, mal formado, mal disposto, mal concebido, enfim, Jaír Bolsonaro é assim. Não sabe ser de outra maneira. Toda a vida assim foi. Como se diz em bom português "a barriga da Mãe lho deu, a cova lho há-de tirar!".

Lula da Silva faltou ao último frente-a-frente que ocorreu em televisão. Fez Mal! Não se falta a um confronto deste quilate, quando está em causa a eleição para a Presidência da República de um dos maiores países do mundo.

No entretanto, nesse aparecimento televisivo da última semana, Jaír Bolsonaro, que esteve com os restantes candidatos ao cargo, não se eximiu, uma vez mais, de usar o seu mais que corriqueiro vocabulário para insultar, para achincalhar, para humilhar o seu mais sério opositor. Desde ladrão a ex-presidiário, invocou a estadia do seu adversário na cadeia de uma forma que o deixa, aos olhos do mundo, como sendo alguém que não respeita nada nem ninguém, excepto o seu próprio umbigo.

É verdade, Lula da Silva não se apresenta como um candidato isento de erros no passado da sua anterior governação. Cometeu-os e foi julgado por isso, sendo condenado a pena de prisão efectiva. Melhor seria para o Brasil e para o Povo Brasileiro que, em boa verdade, o seu mais forte candidato a derrotar o seu prepotente e actual Presidente, pudesse ser alguém com um passado mais imaculado, mas... as coisas são como são e, o Brasil entendeu que, apesar de tudo, Lula da Silva não sendo perfeito, será com certeza bem mais equilibrado e consensual que Jaír Bolsonaro.

Torço por fora, mas torço para que Bolsonaro vá administrar o condomínio das suas 51 aquisições de propriedade que ele e Família, pagaram com dinheiro vivo!...