06 janeiro, 2012

Dia de Reis

Hoje é "Dia de Reis" e, como manda a tradição, cantam-se por todo o lado as "Janeiras".

Com os festejos deste dia encerram-se, ao fim e ao cabo, as festividades natalícias que celebram o nascimento do Menino Jesus.

Inicia-se um novo ciclo, uma nova fatia temporal que se augura possa ser bem profícua para todos, trazendo à vida de cada um e de todos nós, alegrias, risadas, momentos de verdadeira felicidade. Que este desejo se concretize, e se torne o alimento da nossa fantasia.

Custo de Vida, upa, upa!!!

Sobe a gasolina e gasóleo na próxima semana. Já subiram tantos artigos, tantos serviços, tantas coisas de que necessitamos todos os dias da nossa vida. Saúde, farmácia, alimentação, transportes, comunicações, rendas de casa, água, lixos e esgotos, electricidade. Sobem impostos, taxas e outras tarifas. Sobe o 'IMI', sobe tudo, mas mesmo tudo. Quanto ao rendimento dos portugueses estão congelados, suspensos, em 'stand-by', o que equivale a dizer, que baixaram, diminuíram por comparação com anos anteriores. Ainda, pelo mesmo tipo de comparação, estamos todos a viver pior, cada vez mais estrangulados. Enfim, sem culpa formada, pagamos os erros de todos aqueles que nas últimas décadas nos desgraçaram, nos levaram a este poço sem fundo onde corremos o risco de afogamento colectivo.

Uma vez mais, aqui fica o pedido: para quando a criminalização da classe política, quando comprovadamente se demonstre o laxismo, o compadrio e o favorecimento criminal e danoso para o interesse público?