02 junho, 2011

Cornetim afamado



José Henriques, o cornetim do Campo Pequeno, festeja hoje 40 anos de actividade naquela Praça de Touros. Ao seu toque entram ou saem os touros na arena. 
Tem dado ao longo de toda uma vida dedicada à Festa Brava, um colorido, um "toque" de harmonia que aqui se salienta. Que venham mais 40!


Foto@Lusa/Mário Cruz

Crianças de todas as cores

Ontem foi Dia Mundial da Criança.


Ontem fizeram-se mil eventos, mil festividades, mil celebrações para comemorar condignamente uma data que, ao fim e ao cabo, não deveria precisar de tal distinção, já que todos os dias, de todas as semanas, de todos os meses deveríamos ter presente os direitos das crianças e lutarmos abnegadamente, sempre, para os tornar uma realidade. Infelizmente, tal não é verdade! As Sociedades de países  ditos emergentes, estão cheias de trabalho escravo de...Crianças. Até quando?!

Homem Bicho

O Homem é um Bicho. Um bicho mau, mal formado, mal educado, agreste e agressivo, cada vez mais nu, mais despido de humanidade, de piedade. Refiro-me ao Homem em sentido lato, ou seja, este Homem inclui homens e mulheres num todo. Estamos tão primitivos como na Idade da Pedra: ferozes, brutais, sanguinários...

Por cá, num Curso para Fuzileiros, seis meliantes atacam até ao mais vil enxovalho um colega de curso, que grita, que gesticula, que sofre a carga de ursos...

Em Inglaterra, colaboradores de uma instituição psiquiátrica, atacam com violência, brutalidade e peripécias da mais pura malvadez, doentes indefesos a quem já não chegava a desgraça que lhes bateu à porta pela mão do destino; tiveram ainda que suportar a desgraça, de ter que aturar até às lágrimas de impotência e raiva, outros seres, ditos normais, de boa saúde mas, que em boa verdade, deveriam estar "internados em prisão". Talvez agora, após conhecimento pelo mundo, lá fiquem a apodrecer. Oxalá!

Bactéria e morte...

"E.coli" é uma bactéria. É letal se, após passagem pelo estômago, passar ao intestino onde desenvolve uma toxina que se aloja nos rins, tornando a vida do ser infectado, "numa ténue esperança" a pairar no ar, que um qualquer sopro de aragem pode afastar para a eternidade.

O pepino da nossa preocupação, veio estragar a vida dos agricultores, espanhóis e portugueses acumulam já milhões de prejuízos, mas também é um facto que já ceifou quase duas dezenas de vidas humanas e há centenas de infectados. A origem desta infecção catastrófica é para já desconhecida, depois de se ilibarem os pepinos como sendo a fonte incubadora, mas espera-se para muito breve uma conclusão pela comunidade científica, para bem da saúde e bem-estar de muitos de nós. Para já, existe algum temor nos consumidores e muita apreensão nos produtores.

Desastre humanitário

Passou nas noticiários televisivos de hoje: 800 pessoas a bordo de um barco, sem condições para tantos passageiros, naufragou no Mediterrâneo devido à sobrelotação e às condições de mar adversas. Oitocentas almas, homens, mulheres e, muito provavelmente, crianças e idosos também. Que destino, que fatalidade, que tragédia para todos estes Líbios.

Este êxodo de pessoas que fogem da sua terra natal, da sua pátria, rumo a destinos desconhecidos, a vidas não planeadas, mas em que acham que tudo será melhor, do que aquilo que a sua própria terra lhes dá, explica o que o cacique Kadhafi está a fazer ao povo Líbio. Para além destas oito centenas de mortos, muitas mais existirão desde que a população se levantou em protesto pelo totalitarismo do seu líder. Será que a comunidade internacional o conduzirá a julgamento por este massacre, este genocídio brutal? Tenhamos fé de que assim será!