08 junho, 2009

Eleições Europeias

O 'PSD' ganhou as eleições para as 'Europeias' de forma algo inesperada. E inesperada, porque tal cenário não cabia nas sondagens, e pelos números verificados, isto é, com uma margem de 5 pontos percentuais. Só é pena que quando arranjam um 'vencedor', neste caso, Paulo Rangel, o despachem para Estrasburgo. Se calhar, vai fazer-lhes falta em 'batalhas' próximas.
O partido do Governo apresentou caras muito sombrias e acinzentadas, principalmente, o seu cabeça de lista e o PM. Oxalá melhorem rapidamente daquela azia, daquela acidez de estômago...
O 'BE' e a 'CDU' empataram, mas qualquer deles clama para si, retumbantes vitórias. Verdade seja dita que, ainda assim, Miguel Portas tem muito mais razões para sorrir que Jerónimo de Sousa. Ainda no campo dos ganhadores de secretaria, está o CDS-PP que, contrariando embora todas as sondagens, chegou a números que as ditas lhe não davam, o que deixou o ex-Ministro da Defesa, da Guerra, do Mar (que saudades das caravelas de outros tempos...) Paulo Portas à beira de um colapso, o que a ter acontecido o deixaria pelas ruas da amargura.
Grande evento televisivo - aproveitaram tudo! - mesmo aquela estúpida má criação, a roçar a prepotência, o autoritarismo, o ditatorial bem mais próprio de outras paragens que não, as desta jovem Democracia, da Senhora Ministra da (des)Educação que nos mostrou à saciedade do que é capaz, repartindo os louros entre o 'pior e o melhor', com o Ricardo A.Pereira (o Gato...) que nos proporcionou grandes 'tiradas', grandes momentos de rara inteligência comunicativa eivada de humor e de fazer inveja a muitos dos nossos políticos.