15 setembro, 2023

Líbia e as inundações...

E as tragédias parece que mais não terão fim...

A Líbia, depois da desgraça em Marrocos, sofreu chuvas torrenciais que provocaram inundações bíblicas, como jamais se tinha visto por aquelas paragens. O resultado é devastador e traz-nos para a frente dos nossos olhos mais uma hecatombe humanitária a que urge ajudar, dentro daquilo que fòr possível à comunidade internacional.

Os relatos que nos chegam são de uma enormidade assustadora alvitrando-se números de perda de vidas na casa dos 11.000, havendo ainda que contabilizar cerca de 10.000 desaparecidos. A concretizar-se, o número de mortes ascenderá a uma trágica cifra que perdurará para sempre na memória de muitos dos que ficaram.

E o mundo lá vai andando, por entre estes episódios de terramotos, inundações, tufões, furacões, erupções vulcânicas... Não há dúvida: a Mãe Natureza está cansada de aturar os desmandos da inconsciência humana e vai-nos castigando de quando em vez, como que a alertar-nos para o mal que vamos fazendo a esta nossa Casa Comum, que não é minha, não é tua, não é de ninguém e, ao fim e ao cabo é de todos nós.