04 janeiro, 2014

Pensam bem, os de fora!



Portugueses da Diáspora bem esclarecidos!

Portugueses radicados em muitos países do mundo para onde emigraram e que por lá ficaram, participaram num estudo em que opinaram sobre o sistema sociopolítico português.

É fantástica a conclusão desse estudo ao nível do que pensam sobre os políticos nacionais, sobre os empregos no sector privado na vida pós-política, sobre o número de deputados na Assembleia da República, sobre o financiamento dos partidos políticos, sobre a responsabilização e correspondente criminalização devido a erros de governação. De entre muito mais que o artigo acima nos elucida sobre o que pensam estes portugueses que vivem fora do solo pátrio, destaque-se ainda a percentagem muito elevada (81,7%) daqueles que acham que os tribunais deveriam ter mais capacidade para investigar e acusar os elementos da classe política..

Será caso para dizer: parecem mais esclarecidos os "portugueses de fora que os de dentro"!

Pablo, espanhol com classe

Ouvi-o há alguns dias. E descobri que o espanhol tem qualidades imensas, apesar dos seus ainda verdes anos. Pois, partilhemos o que há de bom para partilhar!

... E o que havia para partilhar era o video de uma das suas canções, mas eis que o referido tema foi retirado do Youtube e, como tal, também deste espaço. Por este facto, aqui fica o nosso lamento.




Mau tempo e estragos


Mau tempo trouxe desgraça a muita gente...

Condições atmosféricas bem agrestes com chuva intensa, vendaval e trovoada, a que acresce também, a ocorrência de um fenómeno do tipo tornado ou furacão, na zona de Paredes, trouxeram ao centro e e norte do País, cenários de destruíção e devastação verdadeiramente assustadores. Há mais de 50 desalojados, pessoas que perderam quase tudo, cujas casas se esventraram pelo levantamento de telhados, portas e janelas, levando ao caos e à perda muito significativa de bens e de condições essenciais mínimas de habitabilidade das suas casas. Para além destes prejuízos, há ainda que contabilizar a perda de duas unidades fabris e levanta-se um problema mais a juntar aos existentes: se não ser reerguerem rapidamente, será que vamos ter mais gente na desgraça do desemprego?

A Mãe Natureza zangada com o bicho Homem, que tantas e tantas lhe tem feito, vai devolvendo em golpes avassaladores a sua ira. Até quando vamos continuar desta forma desalmada e desenfreada a destruír este planeta? 

OE 2014 - O que vai mudar!?

A nossa vida em bolandas...

Para memória futura, para quando quisermos repegar a questão de forma rápida e incisiva, aqui ficam através de clicadela no link acima, as linhas mestras do Orçamento Geral de Estado para 2014 e as suas principais implicações na vida de todos e de cada um de nós.