18 outubro, 2023

Hipocrisia e cinismo!

O rocket que caiu sobre o Hospital, em Gaza, matando cerca de 500 inocentes continua a merecer investigação profunda, célere e assertiva no sentido de criminalizar os responsáveis de tão hediondo acto. É um imperativo de consciência, é uma necessidade que não pode escamotear, de maneira nenhuma, a procura incessante de quem foi o responsável último.

Não querendo alimentar nenhuma teoria que pode escapar à verdade, não vim a este espaço para extraír ilações, fazer suposições, ou sequer, alimentar guerras de espiões... Não, vim aqui por necessidade de expressar grande revolta e uma forte consternação, face ao cinismo, à hipocrisia e à demagogia de pacotilha de que Vladimir Putin é feito. 

Então o homem, de visita à China, comentou a explosão e morte no Hospital, em Gaza como uma atrocidade, um verdadeiro horror a merecer a condenação do mundo, em geral, e a apelar a um rápido cessar fogo entre as partes beligerantes. É preciso ter descaramento, é preciso ter memória curta, ou nem sequer a ter, é preciso ser muito mesquinho, muito cinico, muito louco para fazer de conta que ele, ele mesmo, é responsável por este mesmo tipo de crimes e numa quantidade avassaladora: Quantos hospitais, quantas maternidades, quantas escolas, quanto blocos residenciais, quantos teatros? E uma estação de comboios pejada de gente, com cerca 4.000 pessoas em fuga, tudo isso, ele mandou bombardear na Ucrânia... Como é que este homem se arroga falar e criticar o outro, quando ele próprio é uma fera alucinada do mesmo jaez?...

Educação - machadada final

Já não há mais nada para descer.

Já não há mais nada para manter os níveis mínimos de exigência e de credibilidade.

Já não resta senão pedra sobre pedra, daquilo que foi a Escola Pública Portuguesa.

Já não se aguenta muito mais este calamitoso estado em que se encontra a vida pública dos Portugueses.

Jão não interessa a ninguém o trabalho, o mérito, a competência, o esforço e a sua medalha de troca: o reconhecimento pelo labor, pela glória de ser reconhecido e louvado por todos e pelos seus pares.

Já não interessa, já não incomoda quem de direito, já não mexe com os neurónios de quem manuseia os destinos da Nação e da Educação, já não os perturba, já não os aflige, já não os amargura, jã não lhes tira o sono...

Estão a nivelar por baixo, estão a terraplanar, estão a desincentivar, estão a passar a mensagem errada aos vindouros, estão a facilitar até ao inaudito, estão a baixar os níveis de tal forma, que um dia destes teremos uma data de ignorantes, uma data de néscios, teremos o impensável a dar aulas aos nossos filhos e netos.

João Costa, Ministro da Educação prepara-se para conceder o direito a todos aqueles que terminem o primeiro ano duma Licenciatura, repito, o primeiro ano, habilitação suficiente para dar aulas se assim o entender, quem tiver concluído este primeiro ano. Estamos a retroceder, estamos a andar para trás, estamos rumo ao precipício. Vamos estatelarmo-nos estrepitosamente. Quantos décadas vão ser precisas para reganhar a credibilidade, a confiabilidade, a honestidade de um sistema de ensino que se queria isento, exigente, a premiar os melhores, capaz de separar o trigo do joio, quantas décadas???

Israel a perder a face?

Segundo as notícias, com proveniência do lado Palestiniano, Israel bombardeou um hospital provocando cerca de 500 mortos. A ser verdade, é um horror, é um atentado contra a vida, é uma desgraça profunda que coloca os Israelitas do lado errado da História...

Bombardear um hospital, uma escola, uma estação de comboios, o que quer que seja onde se sabe de antemão, que haverá um grande aglomerado de vidas e de inocentes, que nada sabem de guerras, que nada sabem de política ou de geopolítica, que não discutem supremacias, que mais não fazem que não seja ajudar os outros a cada mimuto, a cada hora, a cada dia a sobreviver, é absolutamente criminoso e põe os seus autores ao nível dos Putin e doutros caciques do género , ao nível de todos os criminosos de guerra que não merecem o respeito de ninguém.

Henrique Cymmerman, repórter da SIC em Israel, acaba de garantir ter contactado uma fonte muito fidedigna próxima do alto comando militar Israelita, que lhe garantiu que jamais esteve, ou está nos planos de ataque à faixa de Gaza, um qualquer hospital ou algo semelhante. Mais adiantou que Telavive foi hoje bombardeada por rockets às dezenas, ou centenas, admitindo que possa ter sido um erro de cálculo - ou talvez não! - do Hamas sobre o seu próprio Povo.

Onde está a verdade? Quem é o hediondo criminoso nesta tragédia tão horrenda? Esperemos que, a muito breve trecho, se possam apurar os verdadeiros responsáveis e se possa criminalizar quem deva ser criminalizado. Na guerra, há cógigos de conduta, há códigos de ética, há disciplina militar e o respeito intransigente por alvos civis, por vidas humanas inocentes. Não vale tudo!!!