10 agosto, 2012

Medievais, que destino?

Há dias passei por Óbidos. Mais recentemente, passei por Santa Maria da Feira. Em comum a ambas as cidades um belo castelo, muralhas envolvendo parte das cidadelas e Feiras Medievais que decorrem por estes dias.

De comum a ambas ainda, uma situação menos simpática, algo desagradável até, se tivermos em conta que a cobrança de entradas nas respectivas feiras - ou nos espaços a elas dedicados -, deveria ser considerado como uma ilegalidade já que, tais iniciativas decorrem na via pública e esta é para ser utilizada pelos cidadãos com toda a liberdade. Querem rentabilizar a todo o custo, fazer dinheiro de qualquer jeito e com tal ganância afastam muita gente e, pior ainda, complicam a vida aos comerciantes que alugam espaços e montam as suas tendas, pagando caro na mira de comerciarem e, ficam sem nada vender já que os visitantes "chupados" logo à entrada, passam com a gula estampada nos olhos mas bolsos vazios, pouco propensos portanto, a consumir o que quer que seja.

Em ambas, o decréscimo de expositores é latente. Se as organizações continuarem neste caminho de usura, se calhar um dia destes, não teremos feiras medievais nestes dois burgos. Seria uma pena...

Cultura minguada

A Cultura é o sustento da alma!...

Mas, que temos Fundações a mais lá isso é verdade, e com isso se gastam muitos milhões de euros que fazem falta deveras, ao sustento do corpo. E, se este por falta de alimento definhar e morrer, jamais chegará a usufruir da bendita Cultura. Em tempo de vacas magras há que redefinir estratégias...

O absurdo acontece

Não entendo este povo que também sou!...

Sócrates foi eleito o melhor primeiro ministro português desde que a democracia chegou a este rincão!!! Quem levou tal eleição a cabo foi o "Económico" através de cerca de 11.000 votos validados. Quem votou foram os portugueses, este povo de que também faço parte mas de quem me demarco ostensivamente por discordar frontalmente. Não há dúvida, somos de memória curta e merecemos(!?) a "troika", o descalabro financeiro, as empresas que todos os dias fecham portas, as pessoas que perdem as suas casas pela perda dos seus empregos..., merecemos os "freeport", os tgv's imaginados, os aeroportos sonhados mais todos os milhões desbaratados em estudos que foram por água abaixo. Quem assim vota, não faz a mais pequena ideia da pobreza, da miséria, da fome que atinge tantos de nós!