23 janeiro, 2011

Combustíveis,... "à tripa forra"!

A gasolina e o gasóleo continuam a sua escalada nos preços.
Em notícia internauta da semana que agora acaba, foi adiantado que preços baixarão um pouco nos próximos dias. Mas, de que adianta que baixem, por exemplo, 2-3 cêntimos se aumentaram nas últimas semanas cerca de 20-25 cêntimos?
É a técnica do século passado, dos tempos Salazaristas em que para apagar uma golpada, um ataque, um sacrifício mais, exigido ao cidadão anónimo, se inventam, se publicitam puras manobras de diversão. Lembram-se do futebol, que foi denominado por tantos como o ópio do povo, como se alimentava - e ainda se alimenta - dos casos polémicos da bola na mão, do penalty não assinalado, da sarrafada que nem cartão amarelo levou? E tanto papel, tantos telejornais a viver à custa deste fenómeno para esquecer, para mandar para canto, tanta coisa sumamente mais importante nas nossas vidas.
  • Sobe-se gasolina/gasóleo 6-7 semanas consecutivas; baixa-se uma para suavizar os impactos negativos.
  • Sobe-se ao custo de vida de forma brutal; para amenizar, mente-se descaradamente dizendo que as taxas dos empréstimos, conseguidas no estrangeiro, são grandes sucessos.
  • Aumenta o desemprego todos os dias; oficialmente, tal não corresponde à verdade.
  • Fazem-se cortes salariais na função pública; na 'EPAL' aumentam-se ordenados, alegadamente, cumprindo com toda a legalidade.
Somos uma terra, um país, de contrastes profundos, de grandes assimetrias, grande injustiça social... Sofrem sempre mais, os que menos podem, os que menos têm.
Senhores da governação, senhores da autoridade para a concorrência, intervenham, actuem, façam algo que vos enobreça, que vos deixe na história: parem, sustenham de uma vez o preço dos combustíveis. É que o preço do petróleo até tem estado estável...

"Presidenciais 2011"

Já está!
Ainda se não sabe em definitivo - são 20 horas em ponto! - quem será o novo Presidente, mas tudo, em termos de projecção, em termos de sondagem, aponta para que o ganhador da noite será o professor Cavaco Silva. Não vai mudar muito na vida dos portugueses, no nosso dia-a-dia cheio de dificuldades, mas enquanto figura com direito de veto e com possibilidade de "puxar as orelhas" a eventuais prevaricadores em desmandos vários, ganhou o mais sério, o mais preparado, o mais experiente.
De pouco importa, escalpelizar agora quem poderia ser o ideal se..., quem melhor desempenharia as  funções se..., quem é o "maior" para o cargo. O essencial é que já há Presidente e, portanto, chega de palavrório e vamos trabalhar!...