17 outubro, 2022

Senhor do nhã, nhã-nhã-nhã, nhã-nhã-nhã

 O "senhor do nhã, nhã-nhã-nhã, nhã-nhã-nhã", vai ficar famoso pelos piores motivos. Tal como o outro, lembram-se, do Manuel Pinho e daquela bizarria em plena Assembleia da República? Não há dúvida que quando o talento não abunda, a tendência é que lhes fuja o pé para o chinelo e, então, acontecem estes dislates, estes actos e/ou dixotes pouco edificantes para quem está em oratória na Casa da Democracia. Que bom seria que trabalhassem mais e falassem menos, ou até, que se calassem de uma vez por todas...

Já tinha aparecido nos ecrãs da televisão, mas hoje, voltou à ribalta e o caso mereceu honras de telejornal das 13h na TVI. É o caso daquela criança invisual de Mirandela que continua sem Professor de braille atribuído. Já teve que proceder a um exercício de matemática, e esta criança, esteve ausente da sala de aula e fez o tal exercício no corredor da Escola, acompanhada por uma funcionária!... Por outro lado, esta menina, aguarda ainda pelo todo dos manuais necessários à sua aprendizagem, pois ainda os não tem na sua totalidade. 

Segundo a Mãe, a Tutela e/ou a Escola dizem que estão a providenciar a colocação, em Mirandela, de uma Professora devidamente habilitada. Mas o problema não está na falta de Professores capazes de ajudar esta criança. Não! O problema está em que não se oferece um horário completo à profissional do ensino para ir acompanhar a tempo inteiro esta criança. É dinheiro! É sempre o amaldiçoado dinheiro que atira as pessoas para a berma da vida, que é onde se encontra esta menina, enquanto o Ministério/Escola se não decidirem a pagar pela profissional credenciada a tempo inteiro.

Como se imagina a menina precisa de ajuda urgente. Mas também podemos, e devemos, imaginar como é que se entende que se queira alguém que, para ir para Mirandela, será sempre um deslocado a viver em terra que não a sua, onde terá que alugar/arrendar um espaço, ou então, fazer 100, 200 ou 300 kms /dia, com o preço dos combustíveis tal como está, e chegar ao fim do mês, e pagarem-lhe, consoante as horas que lhe atribuirem, cerca de metade de um ordenado para se governar? Como, como é que tal é possível?

Se o homem do nhã-nhã-nhã resolvesse com urgência o caso gritante desta menina, seria muito mais bem visto aos olhos de todos os Portugueses. Vá lá, faça um esforço e trate disto, pois isto, sim, é importante!!!