16 agosto, 2022

Professores e o negrume do passado

Surgiu ontem num meio de comunicação social, que o Governo encara muito sériamente, contratar todos os Licenciados deste País para exercerem a profissão de Professor, já a partir do próximo ano lectivo, que está prestes a arrancar...

Que é feito da Profissionalização? Que é feito do Estágio Pedagógico? Que é feito da Carreira de Docência, como um pilar da Educação, da transmissão do Saber, da passagem do Conhecimento aos mais novos, aos nossos filhos? Que é feito do princípio basilar que só deve Ensinar, quem para tal estiver devidamente qualificado?

A ser como se anuncia, é uma regressão, é um retrocesso tremendo no nível da Educação que se ministra na Escola Portuguesa. É o voltar triste e miserável aos idos de 80 e 90 do século passado, em que um qualquer licenciado de Direito, de Economia, de História, de Filosofia, dava aulas de uma qualquer disciplina de que nada sabia.

Há falta de Professores! Pois há, e sabem porquê?

Por se aposentarem, por estarem extenuados ao fim de muitos anos na carreira, sem verem recompensados todo o seu labor, todo o seu esforço. Por serem contratados todos os anos, uma e outra vez (há contratados a dar aulas há 20 anos!) e, por isso, andam todos os anos com a casa às costas, ora vivendo a Norte, ou a Sul, sem direito a constituir Família, sem direito a quaisquer ajudas de custo por estarem deslocados, trabalhando quando trabalham, estando ora empregados, ora no desemprego. Há falta de Professores, pois há! Tratem-nos melhor, para que eles possam desenvolver aquilo para o que estão devida e cientificamente preparados, de forma mais eficaz e presente.

Estados Unidos, outra vez?...

E os Americanos, numa delegação bipartidária de alguns Senadores, voltaram a pisar solo de Taiwan, voltaram a aterrar na capital da Ilha, Taipé.

A visita tem como objectivo apoiar Taiwan, visando ajudar a criar e promover um clima de paz e estabilidade na região(?!?)...

Não sendo, nem pouco mais ou menos, um perito em diplomacia internacional, atrevo-me, no entanto, a afirmar que esta atitude não tem nada de inocente, nem tampouco, ajuda ao apaziguamento da relação tensa que está criada entre Taiwaneses e Chineses, com os Norte Americanos de permeio, óbviamente!

Para quê e porquê, depois da Nancy Pelosi, mais esta postura atentatória da mais elementar regra de bom senso, no que às relações internacionais diz respeito? Para quê toda esta sobranceria, toda esta altaneirice, do "eu quero, posso e mando..." que os Estados Unidos exercem, ateando rastilhos desnecessários, onde já há "combustível" que chegue?

Uma vez mais, penso que o Mundo está depauperado, está exaurido, está à beira de um cataclismo, no que toca âs relações entre Países, entre Nações, entre Religiões, entre Lobbies, entre Jogos de Influência, de Poder e de Interesses, entre Blocos que nos podem conduzir, de um momento para o outro, a uma qualquer crispação que nos atire para o abismo...

Fogos e mais fogos!...

No parque geológico da Serra da Estrela arderam nas últimas 24 horas cerca de 8.000 hectares mais!..

Este número avassalador corresponde a cerca de metade de tudo aquilo que já tinha ardido naquela serra nos últimos 10 dias.

É uma tragédia ambiental sem precedentes naquela área tão especial deste nosso Portugal. Os concelhos da Guarda e Covilhã, com predominância para o primeiro, têm estado a passar por um verdadeiro inferno no que concerne à violência das chamas e à destruíção devastadora que por ali grassa.

Não há meios que cheguem, quer se fale em operacionais, ou aéreos e de maquinaria de rasto, ou tractores agrícolas e carros de bombeiros autotanque. Nada é suficiente! Nada é o bastante e essencial, para travar de uma vez por todas, tão grande desgraça ambiental, social, humana e da fauna e flora, entretanto, devorados pelo fogo.

Precisamos de um milagre! Com a escassez de água que se verifica em rios e albufeiras, precisamos que chova, mas que chova mesmo para serenar um pouco, toda a angústia, todo o desespero que se apossou de todos aqueles que lutaram e lutam contra este verdadeiro Adamastor!