E os Americanos, numa delegação bipartidária de alguns Senadores, voltaram a pisar solo de Taiwan, voltaram a aterrar na capital da Ilha, Taipé.
A visita tem como objectivo apoiar Taiwan, visando ajudar a criar e promover um clima de paz e estabilidade na região(?!?)...
Não sendo, nem pouco mais ou menos, um perito em diplomacia internacional, atrevo-me, no entanto, a afirmar que esta atitude não tem nada de inocente, nem tampouco, ajuda ao apaziguamento da relação tensa que está criada entre Taiwaneses e Chineses, com os Norte Americanos de permeio, óbviamente!
Para quê e porquê, depois da Nancy Pelosi, mais esta postura atentatória da mais elementar regra de bom senso, no que às relações internacionais diz respeito? Para quê toda esta sobranceria, toda esta altaneirice, do "eu quero, posso e mando..." que os Estados Unidos exercem, ateando rastilhos desnecessários, onde já há "combustível" que chegue?
Uma vez mais, penso que o Mundo está depauperado, está exaurido, está à beira de um cataclismo, no que toca âs relações entre Países, entre Nações, entre Religiões, entre Lobbies, entre Jogos de Influência, de Poder e de Interesses, entre Blocos que nos podem conduzir, de um momento para o outro, a uma qualquer crispação que nos atire para o abismo...
Sem comentários:
Enviar um comentário
Vá lá, escrevinhe à vontade!