13 dezembro, 2021

Emergência comunitária

Já aí está a vacinação contra a Covid-19 dos pequenitos.

O leque etário dos 5 aos 11 anos, vai começar a breve trecho, por ordem decrescente da idade, o processo de vacinação, naquilo que é um autêntico passo de gigante, não para erradicar por completo a maleita, mas sim, para diminuír drásticamente, a propagação de contágios. As crianças, como já sabemos, não estão isentas de serem acometidas pela doença, e como tal, transformam-se em veículos transmissores entre a comunidade.

Pouco interessa aquela discussão que "alguns" tentam trazer para a praça pública de que, não há ainda toda a evidência científica para se garantir a toda a gente que as vacinas são totalmente inócuas; também não interessa aquela outra que manifesta estarmos a sacrificar as criancinhas só para salvar os mais velhos. NÃO! Chega de "coisas pequenas" perante a magnitude do problema que a Humanidade tem pela frente. Não há tempo! Não há tempo para se garantir a todos que a doença, se a deixarmos à solta, não vá continuar a engolir muitos de nós, incluindo as nossas crianças.

Neste momento, Portugal enfrenta números de contágios e mortos/dia que são de considerar com seriedade e preocupação. O índice RT continua a subir. O Natal está aí à porta e com ele, as aglomerações familiares. Estamos numa hora de emergência comunitária. Isto está a varrer-nos de cima a baixo, tocando a crianças, jovens, maduros e velhos; é transversal à nossa sociedade! Não há, por isso, tempo a perder!