22 setembro, 2022

Bi-Milésimo Post

Este é o post 2.000 de uma trajectória que conta quase com quinze anos de existência. Tal data verificar-se-á no próximo mês de Outubro, o que me leva a dizer que a última quinzena de anos poderia ter sido melhor, poderia ter sido pior, poderia ter sido diferente, ou, poderia até, nem ter chegado a existir...

Tenho que manifestar a minha felicidade por continuar a cirandar por aí, opinando umas vezes, alvitrando outras, e fazendo alarde da vida que Deus me vai permitindo, dando-lhe graças por este dom majestoso que é o facto deste usufruto bendito com que me sinto prendado.

Aos Amores da minha vida, toda a minha ternura, todo o meu enleio afectuoso que me preenche e me dá forças a cada dia, para continuar, continuar sempre... Amo-vos..., muito!

Aos meus Amigos todo o meu respeito, toda a minha consideração, toda a minha profunda amizade. Também eles, são a acha que me aquece o coração e me faz andar para a frente.

Àqueles que por aqui passam e fazem a gentileza de me lerem, ora assentindo, ora discordando, o meu sentido agradecimento. Também vós sois sumamente importantes na tal caminhada prestes a fazer os tais quinze anos de vida.

A todos, mas mesmo todos, o meu melhor e mais profundo desejo de que sejais felizes e tenhais o melhor da saúde e da Vida!!! 

João Costa, vá-se embora!

Querem contratar Professores por "ajuste directo? Claro, que seria um erro!

Num artigo dos prestigiados ECO e SAPO24 - link acima - podemos constatar o que o Ministério da Educação e o seu responsável-mor propuseram aos Sindicatos, sendo que a Fenprof negou qualquer hipótese de negociação, tendo como trave-mestra aquela maligna anormalidade. É que o sr. Ministro da Tutela educativa preconiza para além de alguns dislates, mais aquele que seria permitir aos Directores de Escola escolherem um terço dos seus Professores, tendo como critério de seleção um qualquer item designado pela referida Escola, em vez da mesma contratação ter por base o princípio universal, justo e equitativo de os candidatos serem eleitos tendo por base a Listagem Nacional de Classificação.

Imagine que um qualquer Director de uma qualquer Escola anuncia no seu processo de contratação para a sua Escola que o(s) candidato(s) têm que ter efectuado uma qualquer formação de x horas que a sua Escola tenha levado a cabo no ano lectivo anterior. É por demais evidente, que se tal acontecesse, isto mais não seria do que "oferecer um fato à medida" para o/a candidato/a que junto dele tivesse uma "cunha" do tamanho da Torre dos Clérigos.

É contra a influência nefasta e perniciosa do tal cunhedo que a Fenprof se manifesta, e fá-lo muito bem. Seria inconcebível que tal acontecesse!

Já chega de facilitismos! Já chega do retrocesso que será preencher vagas de Professor com Licenciados pós-Bolonha, ou seja, os antigos Bachareis que mais não faziam que os actuais 3 anos de Faculdade. Onde está a Profissionalização destes futuros "Professores"? Que estágio pedagógico fizeram? O que aprenderam no que concerne à arte de ensinar, de passar conhecimento, de fomentar o saber dos nossos jovens?

Vamos andar para trás décadas, vamos voltar aos idos dos anos 80 do século passado. E depois, dizem eles, temos a geração mais preparada que alguma vez tivemos. Palavreado bonito para se dizer em TV aos Paizinhos dos nossos meninos, e para se propagandear lá fora, na OCDE. Ponham os meninos a escrever uma carta em Português aos padrinhos e ides ter uma surpresa daquelas!...