01 setembro, 2011

Livros escolares - Venda em pacote?

No último ano lectivo verificaram-se algumas "anomalias" por parte das lojas de venda de livros, que impuseram aos Pais a compra de todos os manuais, em conjunto com todo o restante material escolar.

Segundo a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica), para além da prática acima, constataram-se ainda, deficiente marcação no preço de venda ao público, venda com preço acima do estipulado, falta de Livro de Reclamações.

Se encontrar este tipo de comportamentos, não se cale, dê conhecimento a quem de direito.

Austeridade qb

Já foram anunciadas mais medidas de austeridade, de sofrimento, de aperto do cinto para a maioria dos portugueses. Passos Coelho deu uma pincelada daquilo que será, em Madrid. E, fez mal! Anunciar medidas tão gravosas em conferência de imprensa com Zapatero e em solo espanhol, não foi a melhor atitude. Mais tarde, o Ministro das Finanças, veio anunciar as medidas a implementar, escalpelizando cada uma delas com minúcia. Até aqui, nada de muito novo. Já se sabia que teremos que sofrer, e muito!

Houve um momento, no entanto, que feriu mais a minha atenção: o Senhor Victor Gaspar enunciou  níveis de rendimento sobre os quais se taxará mais fortemente, de forma a equilibrar as contas públicas, sendo que o exemplo dado anda à volta de um casal que aufira cerca de 4.600 Euros mensais. Fiquei absorto, ruminando para dentro este número, que não pertence ao comum dos mortais, de nacionalidade portuguesa.

Ainda, um último aspecto: impostos, impostos e mais impostos. É preciso arranjar dinheiro, pelo lado da receita, espremendo os cidadãos; e arranjar dinheiro, por cortes do lado da despesa, pelo mingar "da coisa pública"? Estamos à espera de ouvir e de ver executar...

Fim das "golden shares"

O Governo aprovou o fim das "Golden Shares", ou seja, dos direitos especiais do Estado, em empresas nacionais altamente rentáveis, como são os casos da EDP, da GALP e da Portugal Telecom.

Tal medida, deixa estas empresas libertas da intervenção estatal, acaba com os monopólios expondo-as, portanto, à concorrência e liberalização de mercado,  e aumenta substancialmente, a sua provável aquisição pelo capital estrangeiro de grupos dominantes, em cada uma das áreas de intervenção.

Melhor ou pior? O futuro se encarregará de o demonstrar. O certo é que até aqui, o que tem acontecido cinge-se tão somente a isto: Quando ganham dinheiro, anos  em que apresentam aos milhões e milhões de euros de lucro, o país, o cidadão, o trabalhador, o contribuinte pouco, ou nada, dá por isso; quando acontece um qualquer "derrapanço" quem cobre é o Estado, o tal que, afinal, somos nós todos!... 

Blogger mais funcional

O Blogger mudou, a partir de hoje, as suas formatações e forma de carregamento, Dizem os responsáveis que passará a ser mais rápido o carregamento, como também está melhorada a função anti-spam nos comentários dos eventuais leitores. Se é para melhor, nós agradecemos!

Kadhafi, ao deserto!

Durante quatro décadas, ouvimos dizer amiúde: "a Líbia do coronel Kadhafi".

Depois da revolta popular, de alguns meses de sofrimento e dor, de muitos mortos no terreno, de assassinatos duros, brutais, duma gritante crueldade, eis que estamos quase a poder dizer:

"A LÍBIA DOS LÍBIOS!"

Oxalá esse dia chegue depressa e o responsável maior por tamanhas atrocidades seja conduzido a um Tribunal, e julgado por crimes contra a Humanidade.