11 maio, 2009

FCPorto - Tetra Campeão!

O F.C.do Porto ganhou o título de campeão nacional, em futebol. E -lo pela quarta vez consecutiva, proeza que já tinha conseguido há uns anos a esta parte.
Acompanhei os festejos de jogadores, treinador e adeptos através de um dos nossos canais televisivos.
Muita alegria, muitos sorrisos, entrevistas em cima da hora..., até aqui tudo bem!
Pena foi que o tal canal em que o pivot teve sempre a companhia de um comentador desportivo ao longo das quase duas horas de transmissão após o 'terminus' do jogo, se tenha lembrado de facturar, mas facturar a despropósito, pois lançou para a audiência uma pesquisa paga, isto é, contactar um número de telefone de valor acrescentado, em que as hipóteses apresentadas ao voto dos telespectadores, que pudessem explicar o tetra campeonato, eram:
  • Sucesso fica a dever-se ao treinador
  • Sucesso deve-se a Pinto da Costa
  • À equipa e à estrutura
  • Às Arbitragens
  • Às fragilidades patenteadas pelo Sporting e Benfica
Dois reparos:
  1. É feio aproveitarem-se deste esquema inventivo para facturarem muito dinheiro - custo da chamada = 60 cêntimos + Iva.
  2. É absolutamente ofensivo - para a Arbitragem Nacional e para o F.C.do Porto - inventariar como uma das hipóteses que explica o sucesso da equipa portista na conquista do título, a suposta influência da arbitragem, porque a haver tal influência, a mesma só poderia ser entendida como tráfico da dita e compra de favores. É, por demais, inqualificável que um meio de comunicação lance tal hipótese! Assim, não se consegue atribuir ao Jornalismo o respeito que lhe é devido.

Para que conste, não sou adepto nem sócio do F.C.Porto.