21 abril, 2011

Como, como? Ora diga lá!

"COMO É QUE FOI POSSÍVEL TEREM FEITO ISTO AO PAÍS?"

Esta é uma frase interrogativa, que acaba mais uma vez, de ser proferida em tempo de antena do PS a passar na RTP1, neste dia da Graça do Senhor de 21 de Abril.

Boa pergunta! Questão sumamente importante, cuja resposta tantos de nós gostaríamos de conhecer...

Já agora, vá lá não se acanhe Sr. Primeiro Ministro em gestão e responda. Diga a todos, como é que foi possível ter-nos levado até este estado de agonia lenta em que vamos vegetar tantos e tantos anos?

Sem emenda!...

Em 37 anos de Democracia, esta é a terceira vez que o FMI nos entra portas adentro. E porquê? Tão-somente por jamais termos aprendido a viver segundo as nossas reais possibilidades. "Em casa onde entrem 10, não se podem gastar 15" - frase da sabedoria popular e do tempo dos nossos avós, que não-obstante entroncar em passados longínquos, nada perde em termos da sua actualidade.
Os governantes com ideias de novo riquismo, mega projectos na cabeça, sonhos faraónicos a quererem botar figura. O outro, o português anónimo, qual político de passagem, toca a gastar por conta do cartão de plástico. Não se vê o dinheiro a sair, não se dá por ela, é gastar à fartazana. E depois? Depois, contrai-se mais um empréstimo - é fácil, é rápido, os gajos é só facilidades - para pagar o que está a descoberto.
Nós somos assim. Nós vivemos assim. Não há volta a dar. Precisaremos sempre de tempos a tempos, que venha gente de fora para nos dizer como devemos viver.

Porto imparável

E vão quatro vitórias em cinco jogos entre eles nesta época!
O F.C. Porto depois de ter festejado a conquista do título de campeão na casa do seu mais directo opositor - o S.L. Benfica -, foi mais uma vez de abalada até à catedral da Luz, desta vez para a Taça de Portugal, segunda mão, sendo que na primeira os encarnados tinham ganho no Dragão por 2-0.

De forma impiedosa, mas também com manifesta superioridade, foram a Lisboa ganhar e eliminar da competição o glorioso Benfica, impedindo desta forma a chegada à final da Taça de Portugal e logrando assim, conseguir uma época a todos os títulos digna de enaltecer.

Como sempre, vivam os Vencedores e glória aos Vencidos! 

Nobre pancada

Escutamos hoje em vários canais dos 'media' cá do nosso burgo, que segundo sondagem recente, os partidos do "arco do poder" (que pomposa denominação!), isto é, "rosas" e "laranjas" estão numa situação de empate técnico...
Ou os deuses estão todos loucos, ou a sondagem não vale um caroço, ou o Passos Coelho decidiu fazer "hara-kiri" e está a levar uma nobre pancada.