27 julho, 2014

Bestas Humanas

O Hamas ataca Israel. Estes atacam a Faixa de Gaza. No meio de ataques e contra ataques, morrem crianças, mulheres e velhos que em nada contribuíram para esta guerra maldita.

Ambos se dizem atacados. Ambos justificam o mortícinio atirando responsabilidades para o outro. O Hamas lança rockets sobre Jerusalém. Os Israelitas bombardeiam zonas residenciais, hospitais e escolas, argumentando que os membros do Hamas aí estão instalados com o seu arsenal bélico. É arrepiante vêr escombros e mais escombros, pedra sobre pedra, onde provavelmente, haverá muitas vidas que aí feneceram.

Quem pára estes atentados contra a vida humana, contra as crianças, contra as mulheres indefesas? Quem pára, meu Deus?

CPLP - O que é?

CPLP - Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa, isto era o que sabíamos sobre a sigla e sobre o "leit motiv" que presidia à sua criação e à sua existência. A união, a defesa dos interesses diversificados de cada um sob a batuta de uma língua comum a todos: o Português!

Pois, realizou-se em Timor Leste sob a égide de Xanana Gusmão a última reunião de Países que falam a mesma língua. Em cima da mesa, para além que questões multilaterais, estava a discussão e eventual admissão de um novo membro: a Guiné Equatorial. Estranho, para não me alongar em mais considerandos, equacionar a entrada de um País que não tem nada a ver com o português, e mais estranho ainda, quando se trata de um país governado por um ditador desde há 35 anos, Obiande de seu nome, onde prevalecem coisas terríveis como a pena de morte, a prisão sem acusação, a violação como direito de meia dúzia de eleitos pelo cacique, enfim... Pois, surpresa das surpresas, quando o homem entra na Sala do Congresso, puxa uma cadeira e senta-se..., como se, membro de pleno direito fôsse.

Mais tarde, Xanana Gusmão, o guerrilheiro de antanho, o Presidente do hoje, fuma charuto voluptuosamente e as câmaras mostram os pés descalços das crianças de Dili. Ali ao lado, os responsáveis portugueses ao mais alto nível, engoliram em sêco e optaram por uma posição de omissão para evitar um incidente diplomático. Quem cala consente! E, assim, desta forma escabrosa, despudorada e que me envergonha enquanto português, rendemo-nos aos 100 milhões de euros que "o homem" diz ir investir em nós. Entretanto. a CPLP enquanto organização de países lusófonos acabou, deixou de ter razão de existir! Sepultem-na ou, submetam-na a um crematório, pois já só restam as cinzas.

PPP's - um poço sem fundo!

Diz-se que o Estado vai suportar 1.685 Milhões de Euros com as Parcerias Público Privadas, as denominadas "PPP's". Também se diz que este número brutal disparou, por relação com o valor pago no ano passado. Como é possível continuarmos a ser sugados desta maneira com o beneplácito do Governo? Como se entende que estes contratos absolutamente ruinosos para a nossa economia, não sejam renegociados?

Diz-se também que para o ano, ou seja, em 2015 o IVA subirá para 23,25% e que a TSU sobre os Trabalhadores aumentará para 11,2%. Com estas duas medidas o Governo espera poupar/arrecadar cerca de 700 Milhões de Euros.

A pergunta que eu, e tantos milhões de portugueses fazem, é: ENTÃO, ACABANDO COM TANTAS "PPP's" SUGADORAS DA NOSSA RIQUEZA, NÃO SERIA POSSÍVEL IR BUSCAR OS FUNDOS DE QUE CARECEMOS A OUTRAS FONTES?
Vá lá meus Senhores, gente do Governo, vamos fazer o trabalho de casa como deve ser. Acabe-se com compadríos vergonhosos em que "uma centena de amigalhaços" esbanja a seu bel-prazer o que faz falta a todos. Só quando tomarem medidas que vos dignifiquem, será possível que os portugueses voltem a acreditar na essência da política e no sentido de Estado daqueles que a fazem. Façam isso, por favor. Para vosso bem e nosso também!