07 dezembro, 2022

Portugal da Bola

O País está em euforia.

A Seleção Nacional de Futebol acaba de fazer um brilharete, daqueles de encher o olho a qualquer um. Depois de uma fase de qualificação bem conseguida, não-obstante, a derrota sofrida perante a Coreia do Sul, Portugal que havia ganho os dois primeiros jogos ao Gana e ao Uruguai, passou à fase dos oitavos de final, que é como quem diz, à fase do "mata-mata".

Aqui chegados e após uma exibição brilhante, a Suíça que é sempre um adversário incómodo, passou a pêra doce em menos de um fósforo e encaixou um rotundo 6-1, sem apelo nem agravo. Há que dizê-lo, por ser da mais elementar justiça, que Fernando Santos operou mexida significativa no onze inicial e tal mexida, não podia ter sido melhor sucedida.

Entrou sangue novo, entrou gente de sangue na guelra, entrou gente que deu cartas num ápice e tornou fácil aquilo que se antevia difícil. Ainda bem, para gáudio de milhões de Portugueses, que à falta de melhor para animar as suas vidas extenuadas e minguadas à boleia das crises energéticas, da subida vertiginosa dos combustíveis e de todos os bens alimentares, assim como, o disparar das taxas de juro e da perigosidade do brutal aumento dos spreads e da consequente subida nas prestações da casa a pagar aos bancos, pois haja ao menos, algo de novo e revigorante como as vitórias da nossa Seleção, de forma a atenuar as agruras da vida em que a maioria de nós está mergulhada.

E agora, que venha Marrocos e oxalá, possamos continuar a jornada até mais além...