24 junho, 2009

Ministério, ó Ministério!

E esta, hein!? Foi rejeitada http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=139410 Não há dúvida, quando até o STA - Supremo Tribunal - não reconhece a tutela, senão como uma figura de estilo, que bom seria que a senhora que o comanda, dignamente, abandonasse tal nau.

Festa do Porto!

Ontem, foi Noite de S. João, no Porto. Também o foi noutras cidades, obviamente, mas a celebração na cidade do Porto, é diferente, é mais intensa, é mais vivida pela cidade e suas gentes.
Como desde há muito, saí para a dita volta pela cidade, pelas ruas, ruelas, becos e avenida, sentindo aqui e ali os cheiros da sardinha assada, dos pimentos, da erva cidreira, dos alhos pôrros, das plumas perfumadas. E brinquei, brinquei com adultos e crianças que não conhecia, levei com o "martelinho" da praxe e sorri, e cumprimentei, e troquei breves palavras com alguém que vi ontem pela primeira vez. E isto, porque ontem era a noite de olhar olhos nos olhos, de sorrir para o "outro", de cumprimentar à direita e à esquerda. Nos outros dias do ano, regra geral, andamos todos mais sorumbáticos, mais cinzentos, menos simpáticos de forma que, estamos de verdade, mais sós, mais isolados, embora estejamos diariamente, no meio da multidão. É por isto, que o S. João é congregador,pacifica as pessoas e, por uma noite, junta-nos a todos na mesma rua, na mesma avenida, na mesma cidade...
Viva o S. João!

Enfim..., manias!

Estamos em época de exames nacionais!
Já se efectuaram as 1ªs. chamadas para as provas de Matemática e Português.
Os alunos, depois de efectuarem as ditas provas, afirmaram tratar-se de provas acessíveis, fáceis e da sua confiança na obtenção de boas notas.
Os professores destas duas áreas do conhecimento afirmam que, as provas elaboradas pelo Ministério da Educação, são, efectivamente, fáceis. Em demasia. Esta facilidade contribui para um "sucesso" dos alunos que não corresponde à verdade nua e crua. Mais afirmam, estar assim a criar-se uma geração de jovens mal preparados, que vai encontrar grandes dificuldades na prossecução de estudos, se almejarem chegar ao ensino superior.
Quanto à tutela, já todos sabemos da sua ânsia de aumentar índices estatísticos e de os enviar a Bruxelas num ápice, para que sejamos classificados no 'ranking' dos "melhores".
Desde há uns tempos a esta parte que, "muito gostamos nós(?) de viver acima da realidade".
Enfim..., manias! (de grandeza)