05 setembro, 2009

Politicos de algibeira!

Os debates televisivos entre os líderes partidários estão a acontecer. Confesso ainda não vi nenhum de fio a pavio.
Falaram do passado no de Sócrates com Portas; sobre medidas para o futuro, zero a zero!
Louçã e Jerónimo estiveram calmos, delicados, como que fizeram um pacto de não-agressão. Para o "amanhã", nada vezes nada. Verdadeiros empatas.
Hoje, Jerónimo e Sócrates, debateram medidas deste Governo nos domínios da educação e do desemprego. Falaram ainda no caso da TVI. Abordaram as diferenças entre PS e PSD. Demasiado estéril. Medidas para o futuro, parece que isso não interessa ninguém.
Em suma, até ver não perdi nada de nada ao ter-lhes negado o melhor do meu tempo. Sinceramente, a continuar desta maneira, como querem motivar o povo português a votar, como pensam diminuir abstenções que rondam os 60%???

Pensar, faz bem!

Para reflectir:
A Estupidez senta-se sempre na primeira fila.
A Inteligência senta-se na última, olhando em redor...

TEIP = Gueto Social

... bem à 'contra-luz'!... o impossível é o limite...
A possibilidade agora dada às escolas mais problemáticas de contratarem directamente os professores é vista como uma enorme vantagem para quem tem de as dirigir. Cabe agora às escolas escolher o grupo de professores com perfil social, psicológico, profissional e físico adequados a lidar com turmas compostas por alunos complicados, turbulentos, indisciplinados e difíceis de controlar e dominar.
"Facilidade de relacionamento com alunos difíceis e capacidade para manter um clima positivo, harmonioso e saudável dentro e fora das salas de aula são os requisitos exigidos aos professores(*) deste programa, que abrange cerca de 60 territórios no país." Assim pensam a Tutela e os Coordenadores de escola. Não discuto a possibilidade agora dada. Também a acho benéfica. Discuto, isso sim, é a caracterização 'alaranjada' acima.
Experimentem! Num 'TEIP' (Território Educativo de Intervenção Prioritária), vá lá, experimentem!
  • Metam-se dentro de uma sala de aula, por exemplo, dum 4º.ano.
  • 25-27 crianças com idades entre os 9 e 12-13 anos (há ali muitos repetentes).
  • Crianças provindas de famílias desustruturadas, desiquilibradas, desempregadas, vivendo do rendimento mínimo. Com droga, álcool, violência doméstica...
  • Na aula, estas crianças são capazes de gritar até ao infinito, em verdadeiras apoplexias, precisando algumas delas, de NEE (necessidades educativas especiais - onde estão os psicólogos?).
  • Estes meninos são capazes de atacar com tesoura em punho o colega do lado, ou a professora; são capazes de pontapear, de 'espetar uma cabeçada' ou de, violentamente, atacar à dentada, mordendo...
É preciso estofo anímico e psicológico, é precisa força fisica (se for a tempo) para segurar o braço armado(?) que ataca colegas ou o professor, é preciso ser muito forte para aguentar o insulto fácil, expontâneo e direccionado, é preciso...
É preciso!... para se ser Professor neste país, é preciso ter nascido com esse dom, é preciso ter coragem, capacidade de sacrifício e sofrimento, é preciso ter paciência, muita, para aturar os dislates de alguns Pais e do Ministério..., é preciso ter pachorra!!!
Têm todos, a minha admiração e respeito!
(*) - agachem-se, acobardem-se, se vos derem uma lambada, ofereçam-lhes a outra face; permitam tudo, desde o insulto, à agressão; convivam, entrem nas brincadeiras deles no recreio e à saída da escola; se os virem em apuros por terem agredido alguém na rua, juntem-se a eles, ajudem-nos, sejam cooperantes; jamais os repreendam, isso amarfanha as suas personalidades...